Internacional Titulo
Patriarca ortodoxo impede o povo de assistir à missa do Papa
Do Diário do Grande ABC
08/11/1999 | 17:01
Compartilhar notícia


O Papa Joao Paulo II iniciou segunda-feira uma histórica visita à Georgia pregando a reconciliaçao entre as igrejas católica e ortodoxa, divididas por séculos de desconfiança e animosidade. O Santo Padre, que realiza a primeira visita a esta ex-república soviética de religiao ortodoxa, em maioria, preconizou uma nova relaçao entre as duas igrejas.

"O Jubileu nos desafia a admitir, num espírito de tristeza e arrependimento, as crescentes divisoes entre os cristaos durante este milênio, que contradizem os desejos do Senhor", disse o Papa, ao encontrar-se com o patriarca da igreja ortodoxa georgiana, Ilia II.

"Nos últimos anos (...) as relaçoes entre as duas igrejas foram mais diretas", acrescentou. "Desejo intensamente e rezo diariamente para que a cooperaçao entre nossas igrejas aumente passo a passo", disse Joao Paulo II, que demonstrava cansaço no terceiro dia da 89º viagem ao exterior.

Mas, sinal das contínuas tensoes, Ilia II se opôs a que a multidao assistisse à missa ao ar livre que deve ser celebrada nesta terça-feira no palácio dos Desportes de Tiblisi. A presença de ortodoxos em missa católica é "inadmissível", destacou o patriarca. "Os cristaos ortodoxos nao têm direto de assistir a um serviço religioso de outra confissao", informou a igreja ortodoxa georgiana em comunicado, considerando que a participaçao de seus fiéis na missa do Papa contraria os princípios de sua fé.

Ilia II recebeu o Santo Padre no palácio patriarcal como um político e nao como um líder religioso, sem falar em nenhum momento de diálogo ecumênico.

O Papa regressará nesta terça-feira ao Vaticano, depois de um encontro com o presidente da Georgia e com o ex-presidente russo Mikhail Gorbachev. A chegada a Roma está prevista para às 18h00.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;