Economia Titulo
Movimento no comércio varejista aumenta 0,7%
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
06/09/2011 | 07:23
Compartilhar notícia


As vendas no comércio varejista estão em recuperação no País. Em agosto houve crescimento de 0,7% no desempenho na comparação com o mês anterior, aponta a Serasa Experian. O segmento responsável pelo bom resultado foi veículos, motos e peças, que expandiu 5,6%.

Relatório da empresa especializada em ferramentas de análise de crédito mostra também que o segmento de material para construção cresceu 3%, seguido por calçados, tecidos, acessórios e vestuário, com 2% de alta.

Entre os bens duráveis, os móveis, eletrodomésticos e informática contabilizaram evolução de 1% nas vendas no período. Novamente, o resultado é atribuído ao resultado positivo do mercado de trabalho, aumento real na renda do trabalhador e a taxa baixa de desemprego que tem atingido níveis históricos.

Conforme levantamento do índice apurado pela Serasa, o único segmento que exibiu recuo na atividade, em agosto foi o de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, registrando queda de 1,6% na comparação com julho.

CENÁRIO - De janeiro a agosto o setor registrou alta de 9,5%, pequena desaceleração quando comparado aos 9,6% de igual período de 2010. O segmento de material para construção lidera com aquecimento de 11,8% nas vendas.

Para os economistas da Serasa, a retomada da trajetória de redução da Selic (taxa básica de juros), deverá amenizar (ou até mesmo interromper) o atual processo de desaceleração do setor varejista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;