Internacional Titulo
Soho descobre fontes de ventos solares
Do Diário do Grande ABC
04/02/1999 | 13:48
Compartilhar notícia


"Fontes" de gás "eletrificado" que fluem em torno das regioes magnéticas do Sol, antes de voltarem ao espaço a uma velocidade de 3 milhoes de quilômetros por hora, foram descobertas graças ao observatório espacial Soho, anunciou a revista Science em seu número de sexta-feira.

Don Hassler, do Southwest Research Institute de Boulder (Colorado, EUA) e os co-autores americanos e europeus deste estudo, indicaram que a observaçao desse fenômeno vai permitir aos cientistas compreenderem melhor a natureza dos ventos solares e suas repercussoes na Terra.

As observaçoes mostraram que a origem desse gás se acha na periferia dos campos magnéticos da superfície do Sol. Sob a superfície do Sol se encontram células de convecçao de grandes dimensoes. Um campo magnético está associado a cada uma delas.

Na superfície do Sol, o vento solar ``sopra' a 30.000 km/h. Depois se acelera por razoes ainda nao esclarecidas e alcança velocidades que em certos casos sao de 1.500.000 km/h, e em outros de 3.000.000 de km/h.

Quando passa perto de nosso planeta, o vento solar modifica a forma e a estrutura de seu campo magnético. No passado, esse fenômeno nao nos concernia diretamente, mas hoje constitui um perigo potencial dado que, ao modificar a magnetosfera, pode danificar os satélites e perturbar as telecomunicaçoes e as redes de alimentaçao energética.

``Os ventos que brotam a grande velocidade das linhas dos campos magnéticos abertos da atmosfera solar sao observados há 30 anos. Mas só recentemente, graças ao Soho, podemos determinar com precisao a estrutura dessas regioes', explicou Don Hassler.

Com efeito, foi particularmente para revelar o mistério da natureza e a origem do vento solar que a Agência Espacial Européia (ESA) concebeu, em colaboraçao com a Nasa americana, esse satélite de estudo do Sol (Solar and Heliospheric Observatory, Soho).

Lançado em dezembro de 1995 por um foguete americano Atlas-II, dirigido a partir do Centro Espacial Goddard da Nasa em Greenbelt (Maryland), Soho se encontra a um milhao e meio de quilômetros da Terra numa órbita ao redor do ponto Lagrange L1 (ponto no qual se equilibram a atraçao da Terra e a do Sol).

Sua missao inicial, que devia terminar em abril passado, foi prolongada até 2003, a fim de observar o Sol durante a fase de máxima atividade, por volta de 2001. O satélite teve nos últimos meses uma série de problemas técnicos, mas acaba de ser reparado e recomeçou com êxito sua missao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;