Nacional Titulo
Governo libera venda de leite produzido em sede da Parmalat
Do Diário OnLine
03/11/2007 | 19:06
Compartilhar notícia


O Ministério da Agricultura liberou neste sábado a venda do leite produzido pela fábrica de Carazinho (RS) da Parmalat. A qualidade do leite foi atestada por exames requisitados pela Secretaria de Defesa Agropecuária. Ontem, o ministério já havia liberado a comercialização do leite produzido pela fábrica da empresa localizada em Santa Helena (GO).

A suspensão da venda do leite integral foi determinada nesta sexta-feira pelo governo. A medida abrangeu quatro cooperativas do país: Coopervale, de Uberaba (MG), Casmil, de Passos (MG), Avipal, de Itumbiara (GO) e para as duas sedes da Parmalat. Agora, somente Coopervale e Casmil estão proibidas de vender o leite produzido.

Segundo o ministério, a decisão foi tomada após técnicos do governo constatarem que o leite integral dessas empresas está fora dos padrões de comercialização. As quatro cooperativas estão envolvidas no escândalo de adulteração do leite.

O Ministério da Agricultura afirma que a Coopervale e a Casmil não estão beneficiando leite UHT, porém, elas não enviaram para os órgãos de fiscalização amostras de leite para uma verificação oficial.

Crime - Há duas semanas, a Polícia Federal deflagrou a operação Ouro Branco, com o objetivo de combater crimes contra a saúde pública. Segundo a PF, algumas cooperativas adicionavam substâncias não permitidas - como soda cáustica e água oxigenada -, ou além da dosagem máxima liberada por lei, ao leite longa vida integral.

O crime era cometido com a intenção de aumentar a quantidade do produto e prorrogar o prazo de validade.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;