Nacional Titulo
Operação Vampiro: SDE instaura inquérito contra 24 empresas
Do Diário OnLine
Com Agências
29/07/2004 | 20:32
Compartilhar notícia


A SDE (Secretaria de Direito Econômico), do Ministério da Justiça, instaurou nesta quinta-feira processo administrativo contra 24 empresas investigadas na Operação Vampiro. As empresas são acusadas de formação de cartel e divisão de mercado para o fornecimento de hemoderivados ao Ministério da Saúde.

Também responderão ao processo quatro representantes de laboratórios: Jaisler Jabour de Alvarenga, Elias Espiridião Abboadalla, Lourenço Rommel Peixoto e Marcelo Pupkin Pitta, supostamente envolvidos no esquema. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta.

O secretário de Direito Econômico, Daniel Goldberg estima que o possível cartel tenha causado um prejuízo de aproximadamente U$ 130 milhões. Ele explicou que o objetivo da investigação é entender como as empresas supostamente dividiram mercados para participar das licitações de hemoderivados. "É importante e necessário que a SDE invetigue e processe tanto as empresas quanto seus representantes comerciais. E, ao final desse processo, chegue à conclusão de qual foi o papel de cada um e se as empresas podem ou não continuar contratando com a União Federal", disse.

Se as empresas forem condenadas elas podem ter que pagar multas de até 30% do seu faturamento bruto no Brasil.

Entre as empresas investigadas estão: American Nathional Red Cross, Biotest Pharma GmbH, Aventis Behring GmbH, Octapharma AG, Imunno Produtos Biológicos e Químicos Ltda, Centeon L.L.C., Baxter AG, Laboratoire Français du Fractionnement et Des Biotechnologies LFB, Bio Products Laboratory, Alpha Therapeutic Corporation, Itaca Laboratórios Ltda, Aventis Behring Ltda, Centeon Farmacêutica Ltda, Fundação do Sangue, Marcos Pedrilson Produtos Hospitalares Ltda., Baxter Export Corporation, Baxter Hospitalar Ltda., Alpha Therapeutic Corporation, United Medical Ltda., Meizler Comércio Internacional S.A, Probitas Pharma S.A., Grifols Brasil Ltda., Instituto Sierovaccinogeno Italiano S.p.A. - ISI e Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;