Esportes Titulo
Moto: Alexandre Barros fica em 1º na Holanda
Analy Cristofani
Especial para o Diário
24/06/2000 | 17:33
Compartilhar notícia


O piloto brasileiro Alexandre Barros conquistou neste sábado sua primeira vitória na temporada das 500cc no Grande Prêmio de Assem, na Holanda. Com o resultado da corrida, válida pela oitava etapa do Mundial de Motovelocidade, Barros passou de nono a sexto colocado no Mundial, com 77 pontos. A primeira posiçao é ocupada pelo norte-americano Kenny Roberts Jr., com 125 pontos, seguido do espanhol Carlos Checa. Esta foi a segunda vitória da carreira de Barros - a primeira aconteceu em 1993.

Piloto da equipe Emerson Eletronic, Alexandre Barros fez uma prova emocionante e chegou emparelhado com o espanhol Alex Crivillé, atual campeao mundial da categoria.

A corrida foi marcada pela chuva forte no circuito, que chegou a ser a causa da interrupçao da prova na quarta volta, ameaçando a realizaçao do GP durante toda a disputa. Neste momento era o italiano Loris Capirossi quem liderava. O brasileiro soube aproveitar todos os momentos, inclusive a parada. Ele, que largou na quarta posiçao, tinha acabado de ultrapassar o japonês Norick Abe quando a prova foi interrompida. Os pilotos tiveram tempo para escolher pneus novos e, na segunda largada, Barros já era o terceiro. Voltou bem e voou na pista.

O piloto brasileiro só precisou de quatro voltas para ultrapassar o francês Sete Gibernau, o italiano Capirossi e Crivillé que, nas voltas finais, ainda voltou à primeira posiçao. Mas o brasileiro estava com dois segundos de vantagem na soma dos tempos e, a partir daí, precisou apenas administrar sua vantagem na prova e no relógio.

Diante de 100 mil espectadores, Barros conseguiu controlar Crivillé, que voltou a correr como antigamente. O norte-americano Kenny Roberts (Suzuki), atual líder do Mundial e autor da melhor largada na primeira parte da corrida, foi obrigado a abandonar na primeira volta, após uma espetacular queda, sem gravidade.

O resultado comprova a boa fase vivida por Barros. Nas duas últimas competiçoes ele já havia largado na pole position e conseguiu se firmar no GP deste sábado, apesar de ter corrido com uma fratura na mao esquerda, após uma queda no treino de aquecimento.

Sete anos depois de sua primeira vitória, em Jarama (Espanha), Alexandre Barros, 29 anos, é um dos pilotos mais experientes do momento. No ano passado ele foi quinto colocado no Campeonato Mundial.

Liderança - O piloto japonês Tohru Ukawa venceu a categoria 250cc do GP da Holanda. Ele conquistou a prova com uma moto Honda, completando as 18 voltas do circuito de Assen com o tempo de 42min58s958. Em segundo lugar ficou o francês Olivier Jacque, seguido de outro japonês, Shinya Nakano, que mantém a liderança do campeonato com 144 pontos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;