Internacional Titulo
ONU renova mandato da força de paz no Haiti
Da AFP
15/02/2007 | 21:32
Compartilhar notícia


O Conselho de Segurança das Nações Unidas renovou quinta-feira por oito meses o mandato da força de paz internacional no Haiti. A entidade prorrogou até 15 de outubro o mandato da Minustah (Missão da ONU para a Estabilização no Haiti), que está sob o comando do Brasil.

A resolução encarrega a Minustah de “continuar aumentando o ritmo de suas intervenções em apoio à polícia haitiana contra os bandos armados, com o objetivo de restaurar a segurança, principalmente em Porto Príncipe”.

Sob o comando de um general brasileiro, a Minustah conta com 7,2 mil militares e 2 mil policiais, e está mobilizada no Haiti desde 2004, após duas décadas de crises sangrentas nesta nação que é a mais pobre do continente americano.

A decisão de prorrogar o mandato da força de paz é resultado de um acordo de consenso entre a China e o chamado grupo de contato sobre o Haiti. Este grupo, integrado por 15 doadores ou contribuintes da Minustah e sete organizações internacionais, havia pedido em 1º de fevereiro a extensão do prazo de permanência no país.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;