Internacional Titulo
Texano admite ter pago propina para compra de petróleo no Iraque
Da AFP
01/10/2007 | 15:40
Compartilhar notícia


O empresário texano Oscar Wyatt admitiu, nesta segunda-feira, ter pago milhões de dólares em subornos ao governo iraquiano de Saddam Hussein para comprar petróleo, por meio do programa da ONU "Petróleo por Alimentos".

Wyat, 83 anos, reconheceu que participava de um grupo que pagava comissões ao antigo governo do Iraque (de Saddam Hussein), vinculado com a compra de petróleo por meio do programa da ONU, entre 2000 e 2003, indicou em comunicado o promotor do Estado Michael García.

Além de admitir sua culpa, o empresário do ramo do petróleo aceitou pagar uma multa de US$ 11 milhões e começar sua pena na prisão a partir de janeiro.

Nos anos 90, a ONU estabeleceu um programa para permitir que o Iraque, sob embargo internacional desde a invasão do Kuwait, pudesse vender petróleo para comprar alimentos e medicamentos.

O programa já provocou processos por corrupção contra 12 pessoas e seis empresas, por ações realizadas quando o regime de Saddam Hussein começou a exigir o pagamento de sobrecotas aos interessados em comprar petróleo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;