Internacional Titulo
EUA estão cautelosos com o ultimato britânico ao Iraque
Da AFP
29/08/2002 | 13:34
Compartilhar notícia


Dirigentes americanos reagiram com cautela à idéia de dar um ultimato a Saddam Hussein para que aceite o retorno dos inspetores da ONU, proposta pela Grã-Bretanha, nesta quinta-feira.

Esses altos funcionários, que solicitaram anonimato, frisaram que não tinham nada contra a idéia de pressionar Bagdá, mas afirmaram que a vontade de Washington de conseguir uma mudança de governo no Iraque transcende a questão das inspeções.

"Um simples retorno dos inspetores ao Iraque não constitui o fim do jogo", disse um deles.

O ministro das relações exteriores britânico, Jack Straw, indicou nesta quinta-feira que seu governo estava disposto a examinar uma proposta de ultimato a Bagdá para que aceite o retorno dos inspetores de armamento das Nações Unidas, formulado pela comissão das relações exteriores da câmara dos comuns.

A idéia de um ultimato ocorre quando Londres parece se afastar de seu aliado americano e de sua intenção de derrubar Saddam Hussein, incluindo o uso da força.

Straw sugeriu semana passada que uma operação militar contra o Iraque não seria necessária se Saddam Hussein aceitasse o retorno "sem condições nem restrições" dos inspetores da ONU, enquanto os Estados Unidos enfatizam a derrubada do governo de Bagdá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;