Internacional Titulo
Maconha pode ser receitada na Gra-Bretanha dentro
Do Diário do Grande ABC
12/01/1999 | 13:32
Compartilhar notícia


A maconha poderá ser adquirida com receita médica na Gra-Bretanha dentro de três anos, estimam os médicos, depois da autorizaçao, nesta terça, das primeiras pesquisas oficiais para avaliar os efeitos terapêuticos da droga.

O corpo médico britânico se mostra otimista diante da perspectiva de que estas pesquisas médicas provem que a maconha tem efeitos clínicos benéficos, declarou um porta-voz da Sociedade Farmacêutica Real.

``Esperamos uma autorizaçao de prescriçao no prazo de três anos, o que permitirá administrar a maconha a pacientes que precisem o mais rapidamente possível', continuou.

A porta-voz informou que as pesquisas em andamento durarao cerca de seis meses. Uma destas pesquisas consistirá na administraçao da droga a 300 pacientes voluntários para avaliar sua eficácia no tratamento das dores dos pós-operatórios.

Testes clínicos serao realizados em outros 600 pacientes queixosos de esclerose em placas, com o objetivo de avaliar o efeito da maconha sobre a dor, mas também sobre a rigidez dos músculos causada por esta doença.

O Ministério do Interior já autorizou uma sociedade farmacêutica, a GW Pharmaceuticals, a cultivar e fornecer maconha para pesquisas médicas.

Cinco mil plantas de maconha foram plantadas para este fim em agosto passado, em uma estufa no sul da Inglaterra. A localizaçao exata desta instalaçao é matida em segredo.

As plantas atingiram, ao final de seu processo de crescimento, 2,6 metros de altura. Suas folhas foram colhidas e postas para secar antes de serem transferidas para um laboratório da empresa citada.

O objetivo destas pesquisas médicas é chegar a conclusoes que possam ser aceitas pela Organizaçao Mundial de Saúde (OMS). Os resultados dos estudos realizados anteriormente nunca foram reconhecidos como pesquisas científicas confiáveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;