Palavra do Leitor Titulo
Dicas para avaliar sua empresa

Como está a sua relação com o sócio? Como fluem as decisões entre vocês?...

Por Dgabc
08/01/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Como está a sua relação com o sócio? Como fluem as decisões entre vocês? Qual o nível de satisfação com os resultados da empresa? Enfim, qual a sinergia que está sendo gerada?

Parece incrível, mas a maioria dos sócios gestores de empresas não pensa nas questões acima e, consequentemente, não saberia respondê-las. Isto se deve ao fato de que a relação societária não é administrada com a mesma importância com que são as operações da empresa. Afinal, todos têm a certeza de que o resultado econômico financeiro depende da qualidade das operações. Entretanto, se esquecem - ou desconhecem - do fato de que a qualidade das operações depende, e muito, da qualidade e rapidez das decisões dos sócios gestores.

Sobre a sinergia, qual o seu perfil e o do seu sócio? Quais são as expectativas em relação à empresa? A complementariedade entre sócios gestores é a principal fonte de coesão. Uma sociedade só se justifica se o resultado do trabalho conjunto entre os sócios for muito melhor do que a soma das competências individuais.

Isto se chama sinergia, que pode originar-se da complementariedade técnica (um sócio expert financeiro e outro especialista em vendas, por exemplo) ou mesmo do estilo pessoal, quando ocorre equilíbrio natural entre um sócio arrojado e outro sócio conservador.

Em relação à dedicação e à divisão de poderes, as regras para funcionamento da sociedade estão claras e formalizadas? Quais as rotinas entre vocês para discussão dos assuntos relacionados à sociedade? E em relação aos assuntos do dia a dia?

Além da importância natural de os sócios terem tempo reservado na agenda para discussão dos assuntos da empresa e de relacionamento, é imprescindível que os critérios de decisão e a divisão de poder estejam devidamente negociados, definidos e formalizados.

Os parceiros devem ter consciência de que alguns assuntos são para reunião de sócios e outros para reunião entre diretores, mesmo que as pessoas sejam as mesmas. Os assuntos e definições não devem se misturar.

Respondendo às perguntas deste artigo e levando a sério esses pontos levantados, você tem tudo para fazer sua empresa deslanchar em 2013. Boa sorte!

José Carlos Ignácio é formado em Administração de Empresas, possui MBA e pós-graduação, palestrante e escritor.

PALAVRA DO LEITOR

Prestes Maia

Sou morador de São Bernardo, no Centro, e todos os dias corro na Avenida Prestes Maia, onde os jardins estão em petição de miséria, gramado alto, quase chegando à avenida (impossibilitando a corrida com segurança), fora alguns pontos com calçada quebrada e até pneu jogado. Será que mesmo depois de reclamar aqui a Prefeitura não vai fazer nada?

Celso de Oliveira Cervico, São Bernardo

Artigo

Referente ao Artigo do mestre em Engenharia Hugo Rodrigues (Opinião, dia 4), além da alta durabilidade do pavimento com concreto, comparado ao pavimento com asfalto, no mínimo o dobro, lembro outras vantagens do concreto: a claridade desse melhora muito a visibilidade noturna/diurna, aumentando a segurança de motoristas e pedestres; possibilita reduzir custos com a rede de iluminação; reduz a frenagem dos veículos, diminuindo a distância de parada ao acionar os freios; diminui o consumo de combustível e poluição do ar e há menor interrupções no trânsito para consertos. Nos Estados Unidos e na Europa é amplamente utilizado.

Charles França, São Bernardo

Cartões

Uma pergunta pertinente com relação aos cartões corporativos, já que ninguém sabe para onde escorrem esses milhões de reais: pelo menos a ‘faxineira do Brasil' tem acesso a esses gastos sigilosos para comprovar serem lícitos ou não?

Beatriz Campos, Capital

Gigante ferido

É com tristeza que acompanho o que vem acontecendo com o pequeno gigante Grande ABC e com São Caetano! Sei que o prefeito da cidade, Paulo Pinheiro, acabou de tomar posse, e não pode ser responsabilizado ainda pelo que vem acontecendo no município tão próspero! Ando por aí e o que vejo e ouço é que faltam remédios, o atendimento é deficiente na área da Saúde, a coleta seletiva não está acontecendo regularmente etc. E tudo isso desde meados de 2012! Ainda tem o transporte público! Como em outras cidades da região, a tarifa foi de R$ 2,75 para R$ 3,30. Absurdo! Tudo isso é desrespeito ao cidadão! Gostaria que o prefeito Paulo Pinheiro viesse a público e dissesse em que condições recebeu a Prefeitura e qual é a previsão para organizar toda essa bagunça! O que espero, além de a minha cidade voltar ao normal, é que os cidadãos não esqueçam em que condições São Caetano terminou 2012! Prefeito Paulo Pinheiro, desejo ao senhor boa sorte e bom governo!

Maria Aparecida de Lima, São Caetano

Risos e cartões

Acho que além de gargalhar com os raios, vou ter que rir (chorar?) com o racionamento da energia! Tem língua queimando... Será que todos os caras fora do governo Dilma devolveram os cartões corporativos? Ou é sigiloso?

Tania Tavares, Capital

Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou em junho do ano passado que o ‘investimento em Educação vai quebrar o Brasil'. Disse isso após aprovação pelo Congresso de proposta para elevar de 5% para 10% o valor total do PIB a ser investido em Educação. Sinceramente, esse cara deveria ser impedido de exercer seu cargo. Como que um ministro da Fazenda fala que investir em Educação vai quebrar o Brasil? É simplesmente cínico ouvir tamanha barbárie de alguém com posto tão importante no País. A Educação é a base mais sólida para uma nação crescer de verdade. Se um país cresce, ele produz mais, paga mais impostos, investe mais, torna-se independente. Coisas que os nossos políticos e o sistema vigente não querem. Acorda Brasil, está na hora de dar fim nisso tudo. Chega de depender do capital estrangeiro. O Brasil precisa caminhar sozinho. Chega dessas multinacionais que entram no Brasil só para escravizar o povo e ficar cada vez mais ricas.

Daniel de Melo Costa, Brasília (DF)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;