Internacional Titulo
Ex-primeira-ministra do Paquistao é condenada a prisao
Do Diário do Grande ABC
15/04/1999 | 11:46
Compartilhar notícia


A ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto foi condenada nesta quinta-feira a cinco anos de prisao por corrupçao, perdendo assim uma das batalhas travadas contra seu sucessor Nawaz Sharif há mais de dois anos.

Segundo fontes judiciais, Bhutto e seu marido, o senador Asif Alí Zardari, foram condenados a cinco anos de prisao cada um e a uma multa de 8,6 milhoes de dólares por corrupçao por um tribunal de Rawalpindi, a 12 km da capital paquistanesa. O casal era acusado de receber milhoes de dólares de comissao por contratos do Estado paquistanês com firmas suiças.

``Vamos recorrer enquanto é possível ante o Supremo Tribunal contra este veredicto', afirmou um dos advogados de Buttho, Babar Awan, precisando que a ex-primeira-ministra se encontra atualmente em Londres, onde foi avisada da condenaçao.

A sentença poderá privar Bhutto e seu marido de seus direitos cívicos, obrigando-os a se retirar da vida política paquistanesa. Bhutto foi, em duas ocasioes, primeira-ministra, em 1988-90 e 1993-1996, sendo destituída nas duas ocasioes por corrupçao e substituída por Nawaz Sharif. Bhutto sempre negou as acusaçoes feitas contra e ela e seu governo. Desde sua destituiçao em novembro de 1996 Bhutto acusa Sharif de querer expulsá-la do cenário político paquistanês por meios judiciais e expressou suas reservas sobre a imparcialidade dos juízes encarregados do caso.

``Esperávamos por esta decisao', afirmou Muneer Ahmed Jan, um dirigente do Partido Popular Paquistanês (PPP) de Bhutto. ``É uma conspiraçao do governo de Sharif contra ela', acrescentou um porta-voz do PPP, Munawar Suhurwardy.

O tribunal anticorrupçao que depende da Alta Corte de Justiça de Lahore (capital da província do Penjab) precisou ter ditado o veredicto depois de um ano de procedimento por causa das provas fornecidas pela promotoria para apoiar suas acusaçoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;