Economia Titulo
Indústrias químicas e petroquímicas estão no 'Quem é Quem'
Carolina Rodriguez
Do Diário do Grande ABC
24/05/2003 | 18:37
Compartilhar notícia


Grande parte das indústrias do setor químico e petroquímico da região já garantiu presença na quarta edição do Quem é Quem no Grande ABC, um guia com informações econômicas das empresas da região, idealizado pelo Diário. Entre as representantes que enviaram suas fichas de inscrição para o jornal, estão a Basf, quinta colocada no ranking do ano passado; a Recap, sexta colocada; e a Petroquímica União, que ocupou a sétima posição em 2002.

A Polibrasil, 13ªcolocada na terceira na edição do ano passado, a Solvay (20ª), a Polietilenos (33ª) e a Unipar (63ª) também estarão no levantamento deste ano. Até agora, o Diário já recebeu 290 fichas de inscrição, o que representa 53,8% do total de empresas inscritas no levantamento de 2002. No ano passado, 539 empresas tiveram seus nomes publicados no guia; em 2001, foram 615; e em 2000, um total de 500 empresas participaram da primeira edição da publicação.

Santo André continua liderando o ranking por cidades, com 38,28% dos participantes. Em segundo lugar aparece São Bernardo, com 28,28%, seguido por São Caetano, em terceiro lugar, com 12,41%. A cidade de Mauá ocupa a quarta posição, com 10% das empresas participantes, seguida por Diadema, em quinto lugar, com 7,24%. Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra estão logo atrás com 2,76% e 1,03% dos inscritos, respectivamente.

Desempenho – Para as empresas que estão preocupadas em mostrar os números em época de crise, Erivelto Rodrigues, presidente da Austin Asis, consultoria responsável pela tabulação dos dados do Quem é Quem, explica que o objetivo do guia é fazer um levantamento das empresas da região. “Nossa idéia é mostrar o porte das empresas e não fazer uma análise financeira delas. Por conta disso, a orientação é que todas as empresas da região participem, independente do desempenho registrado no ano passado”, afirmou.

O consultor explicou que publicações com informações sobre o desempenho das empresas são comuns em países estrangeiros, mas no Brasil esse conceito ainda é muito recente. Na opinião dele, o levantamento do Diário tem tido boa repercussão entre os empresários tanto do Grande ABC quanto de fora da região e, por conta disso, pode ser utilizado como uma ferramenta para alavancar novos negócios. “Muitas empresas enviam os dados para aparecer no guia e isso é positivo. Nosso objetivo é aumentar cada vez mais o número de empresas participantes.”

Inscrições – As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de maio. Para participar basta fornecer números como receita, patrimônio, lucro, endividamento e liquidez, entre outros, relativos à 2002. Os dados serão dispostos em forma de ranking e as maiores empresas nos segmentos indústria, comércio e serviços serão homenageadas.

Os dados poderão ser enviados por meio da ficha de inscrição disponível no site do Diário (www.dgabc.com.br) ou pelo e-mail quemequem@dgabc.com.br. Quem preferir poderá utilizar o modelo publicado no jornal ou a própria mala-direta enviada pelo Diário por meio do correio. O Quem é Quem será publicado encartado na edição do jornal de 24 de agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;