Internacional Titulo
França critica declarações de premiê iraquiano
Da AFP
30/08/2004 | 17:52
Compartilhar notícia


A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Cecile Pozzo di Borgo, informou nesta segunda-feira que as críticas do primeiro-ministro iraquiano, Iyad Allawi, sobre a postura da França frente ao terrorismo, feitas depois do seqüestro de dois jornalistas franceses no Iraque, não são aceitáveis.

"Estas declarações parecem duvidar da determinação da França de lutar contra o terrorismo. A França conduz sem descanso uma ação firme contra estes crimes e sempre deu seu apoio às iniciativas da comunidade internacional a respeito", disse di Borgo.

A porta-voz recordou que a França "sempre pediu a busca de uma solução política" para o Iraque, e considerou que a realização de eleições livres e democráticas deve facilitar a reconstrução política e econômica do país.

Allawi declarou nesta segunda-feira que o seqüestro dos dois jornalistas franceses mostra que "a neutralidade não é possível". "Ninguém vai se livrar. Aqueles que não combatem ao nosso lado encontrarão muito em breve terroristas em suas casas. Os franceses tinham ilusões e achavam que iam ficar de fora disso", afirmou.

Os seqüestradores dos jornalistas Christian Chesnot e Georges Malbrunot, desaparecidos no Iraque há dez dias, exigiram no último sábado que as autoridades francesas anulem uma lei que proíbe o uso do véu islâmico nas escolas, em troca da libertação dos reféns.

O prazo dado pelos seqüestradores foi revogado para mais 24 horas a partir da noite desta segunda-feira (horário local).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;