Internacional Titulo
Europa recebe 2003 com medidas de segurança
Da AFP
31/12/2002 | 12:54
Compartilhar notícia


O temor de ataques terroristas obrigou a colocação em andamento de importantes medidas de segurança para os festejos de réveillon em cidades européias como Londres e Paris, onde os principais monumentos, edifícios oficiais e sedes religiosas serão intesivamente vigiados.

Os países especialmente expostos a um ataque terrorista reforçaram seus dispositivos policiais, como é o caso Londres por causa de sua aliança com os Estados Unidos em uma possível intervenção militar no Iraque.

Nos últimos dias, inúmeros especialistas advertiram sobre o risco de ataques terroristas contra "alvos vulneráveis" como discotecas, restaurantes ou cinemas e praticamente insistiram para que os britânicos fiquem em casa. Mais 2.000 policiais patrulhavam hoje as ruas de Londres e a Scotland Yard decretou estado de "alerta vermelho".

Em Moscou, no entanto, serão realizados shows a céu aberto, concursos de Papai Noel, degustações de vinho e queima de fogos de artifícios, eventos nos quais participarão 500.000 pessoas, segundo a municipalidade.

Os rumores de atentados contra discotecas e restaurantes fizeram com que os moscovitas preferissem sair às ruas, apesar das baixas temperaturas, que chegarão a -27§ celsius durante a noite.

No total, 9.000 policiais garantirão a segurança nas ruas da cidade e 250 mil efetivos patrulharão toda a Rússia.

Em Paris, milhares de homens e mulheres sairão às ruas 'escoltados' por mais de 5.500 militares e policiais que a patrulharão dia e noite durante uma semana, principalmente nas áreas de monuentos e prédios religiosos, estações e aeroportos e, pela primeira vez, os bairros comerciais da cidade.

As medidas de segurança também foram reforçadas em outros países. Em Berlim, 1.400 bombeiros, ou seja, o dobro dos dispositivos comuns, estarão de plantão devido à grande festa que será realizada na capital alemã. Mais de um milhão de pessoas participarão de shows previstos em diferentes pontos do coração da cidade.

Em Portugal, os efetivos policiais se concentrarão nas cidades balneárias da província de Algarve (sul), onde milhares de portugueses passam suas férias de fim de ano.

Em Praga, os efetivos da polícia se duplicarão durante a noite, principalmente por causa da previsão de uma queda brutal da temperatura durante a madrugada e que vai atingir os milhares de tchecos durante a tradicional festa de rua para receber o ano novo.

Na Áustria, Holanda ou Itália não houve grandes alterações nos respectivos dispositivos de segurança, que já haviam sido redobrados depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;