Economia Titulo
Presidente do BC diz que CPMF é inimiga da poupança
Do Diário do Grande ABC
30/06/2000 | 13:34
Compartilhar notícia


O presidente do Banco Central, Armínio Fraga, participou, nesta sexta-feira, de seminário sobre mercados de capitais, promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef). O evento aconteceu no Hotel Rio Othon Palace, em Copacabana, zona Sul carioca. Ao falar sobre ``desenvolvimento e supervisao do sistema', Armínio destacou pontos que considera fundamentais para o fortalecimento do mercado de capitais brasileiro. Entre eles, a nova lei das S/A. ``Chegou o momento de conduzirmos a revisao da lei. O custo do capital no Brasil precisa diminuir, e isso nao vai acontecer sem a reforma da lei das S/A. Vejo com bons olhos a discussao sobre o tema, uma vez que o principal ponto da reforma é a proteçao ao acionista minoritário', afirmou o presidente BC.

Armínio Fraga também falou sobre o caso do Banespa, afirmando que nao existe a menor possibilidade de o leilao do banco acontecer no próximo dia 18 de julho, como estava previsto. Segundo ele, o governo continua trabalhando ``com toda a energia' para resolver esses problemas. Foi uma referência à batalha judicial que envolve a venda do Banespa. ``Nao controlamos o ritmo de trabalho da justiça, mas temos total convicçao de fazer o leilao o mais rápido possível``, disse.

Ainda de acordo com Fraga, é um custo para a sociedade nao fazer essa privatizaçao. ``Embora interesses estejam sendo contrariados, porque é assim que funciona uma sociedade democrática, nao podemos prejudicar o todo social e deixar esse projeto fora da nossa agenda prioritária``, afirmou Fraga.

O presidente do BC também comentou o reajuste médio de 12,2% das tarifas públicas, no ano, estimado no relatório divulgado hoje pelo BC, em Brasília. Garantiu que nao vai alterar a meta de 6% para a inflaçao de 2000, porque ``já foi incorporado às nossas contas. Cabe dentro das metas com tranqilidade``, afirmou Fraga.

Ele voltou a criticar a Contribuiçao Provisória sobre Movimentaçao Financeira (CPMF), que considerada ``inimiga da formaçao do capital e da poupança no Brasil``. Armínio Fraga disse esperar que a contribuiçao seja revista no âmbito da reforma tributária.

O presidente do BC também defendeu a fusao entre a Comissao de Valores Mobiliários (CVM), a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Secretaria de Previdência Complementar (SPC). Segundo Fraga, as três agências regulatórias passariam a atuar unidas, especialmente, junto aos investidores. Já o Banco Central, explicou, ficaria mais voltado para o chamado Risco Sistêmico, que envolve questoes como o sistema de pagamentos e a capitalizaçao do mercado, assuntos já tratados hoje pela instituiçao. Na sua avaliaçao, a CVM deveria cuidar da regulaçao dos fundos de renda fixa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;