Política Titulo
Financial Times faz balanço positivo dos 100 dias de governo
Do Diário OnLine
08/04/2003 | 17:05
Compartilhar notícia


O jornal britânico Financial Times fez uma avaliação positiva dos 100 primeiros dias do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em artigo publicado nesta terça-feira. De acordo com o diário, o "inusitado conservadorismo" de Lula — que afastou os temores do mercado com relação a uma ruptura na política econômica brasileira — e as promessas de criação de empregos, redução da pobreza e reforço na segurança pública têm sido os ingredientes do sucesso neste início de mandato.

O jornal destaca que esse trabalho vem sendo amplamente reconhecido no exterior. "O presidente do Banco Mundial, James Wolfenson, se declara 'profundamente impressionado'. Horst Kohler, diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional, elogia sua 'estratégia corajosa’. Os preços dos papéis brasileiros subiram, e seus rendimentos atingiram o patamar mais baixo em aproximadamente um ano. As exportações ganham impulso. Alguns banqueiros acreditam que em breve o país poderá novamente obter empréstimos nos mercados internacionais", relata o FT.

O diário ainda atribui esse desempenho positivo do governo à capacidade de Lula de negociar com os mais diferentes segmentos da sociedade. "Assim, ele conseguiu avançar onde outros foram obstruídos", diz o artigo. "Trata-se de um político que, nas palavras do analista Christopher Garman, da empresa de consultoria Tendências, "mudou os termos do debate ao deslocar-se para o território do oponente", acrescenta o jornal britânico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;