Economia Titulo
Começa obra do gasoduto Urucu-Manaus, no Amazonas
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
01/06/2006 | 16:16
Compartilhar notícia


A Petrobras e o governo federal começaram as obras de construção do gasoduto Urucu-Manaus. A obra pode gerar quase 3,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos e tem custo estimado de US$ 1 bilhão para os cerca de 670 quilômetros do gasoduto. A obra era anunciada desde 1998.

Em Coari, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu o primeiro ponto de solda da construção do gasoduto, que deve estar pronto em março de 2008. As obras devem gerar 3,4 mil empregos diretos e 10 mil empregos indiretos, com o compromisso de que 60% dessa mão de obra direta seja contratada no Estado.

A obra foi criticada por movimentos sociais e organizações não-governamentais, como o GTA (Grupo de Trabalho Amazônico) e a CPT (Comissão Pastoral da Terra). Os 670 quilômetros do gasoduto cortarão a floresta, passando por terras indígenas e por unidades de conservação.

Os ambientalistas temem que o assoreamento e represamento dos igarapés (parte dos dutos estará submersa) diminuam a quantidade de peixes e que o movimento das embarcações afugente a caça. Ou seja: que a presença do gasoduto coloque em risco a segurança alimentar das 102 comunidades ribeirinhas por onde ele passará.

Já o GTA e CPT reclamam que as populações tradicionais que vivem ao redor do trajeto do gasoduto não foram consultadas sobre o projeto. Mas a Petrobras informou que cerca de 3 mil pessoas participaram das audiências públicas que foram realizadas nos municípios da área de influência do empreendimento.

Um dos três trechos da licitação da obra também teve problemas: o B1, que vai de Coari a Anamã e representa o meio do gasoduto. Ele tem 190 quilômetros, avaliados como os de mais difícil execução, por serem submersos. O consórcio que ganhou a licitação, composto pelas empresas Andrade-Gutierrez, Carioca e Queiroz Galvão, pediu um valor muito acima do esperado – o que levou a Petrobras a cancelar o processo e entrar em fase de negociação com as empresas, ainda não finalizado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;