Internacional Titulo
Bush diz que Síria e Irã devem agir como prometeram
Da AFP
11/03/2007 | 20:57
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, exortou neste domingo Irã e Síria a transformarem em ações as boas intenções manifestadas durante a Conferência Internacional de Bagdá, impedindo a entrada de armas e combatentes no território iraquiano.

"As palavras são fáceis de se dizer na política e na diplomacia internacional, mas se realmente querem ajudar a estabilizar o Iraque, há coisas que podem fazer, como cortar o fluxo de armas e combatentes suicidas ao Iraque", disse Bush em Bogotá.

"É claro que damos boas-vindas a estas palavras, mas agora devem agir a este respeito”, destacou Bush. "Sou o tipo de pessoa que gosta dos que dizem algo e o executam", destacou o líder americano, acrescentando que a conferência em Bagdá gerou "compromissos" dos países vizinhos, algo "muito positivo" para o Iraque.

"A jovem democracia iraquiana conta agora com Nações vizinhas e de todo mundo dispostas a conversar com eles de uma maneira positiva e construtiva", disse Bush.

"Acredito que a Conferência dará às diferentes facções dentro do Iraque a confiança necessária para fazer o trabalho duro da reconciliação, e ao governo o apoio necessário para adotar as decisões para que esta reconciliação ocorra de fato. Por tudo isto o saldo é positivo".

Representantes de 17 países e organizações internacionais foram no sábado à conferência em Bagdá e todos expressaram seu "apoio à soberania iraquiana e ao princípio de não-intervenção".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;