Nacional Titulo
Mortalidade indígena é maior entre crianças que em idosos, diz estudo
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
18/01/2006 | 15:22
Compartilhar notícia


O estudo Saúde Brasil 2005, do Ministério da Saúde, revelou que a mortalidade indígena é maior entre as crianças com menos de cinco anos, do que os idosos com mais de 70. Em 2003, mais de 30% dos indígenas mortos era criança, ou seja, 659 óbitos, enquanto 27,5% de óbitos total era de idosos.

Esse fenônemo acontece apenas entre os indígenas no país. Entre a população branca, por exemplo, metade das mortes que aconteceram em 2003 foi de idosos, e apenas 5,1% eram crianças nessa faixa etária.

A região Norte apresenta a maior mortalidade entre indígenas, onde eles representaram 1,4% do total de óbitos registrados em 2003. A mortalidade de crianças com menos de um ano é 2,7 vezes maior do que entre todas as crianças da região.

O estudo leva em conta tanto a população indígena que vive em aldeias, quanto a das áreas urbanas, totalizando 770 mil pessoas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;