Política Titulo
Resultados de pesquisa intensificam campanha no ABC
Karen Camacho
Da Redaçao
17/09/2000 | 22:59
Compartilhar notícia


Candidatos a prefeito dos municípios da regiao acreditam que os resultados da pesquisa divulgada pelo Diário domingo intensificam o ritmo da campanha eleitoral na reta final do processo que se encerra em 1º de outubro, com o primeiro turno das eleiçoes municipais deste ano. Quem está na frente quer manter os resultados e administrar a vantagem para evitar sustos nas urnas. Quem nao está tao bem na preferência do eleitorado quer trabalhar mais do que nunca para aumentar as chances de se eleger. A Legislaçao Eleitoral permite propaganda eleitoral até o próximo dia 28, sao os últimos dez dias de trabalho e de conquista de votos.

De acordo com a terceira pesquisa de intençoes de votos realizada pela A. Franceschini Análises de Mercado/Diário, o quadro eleitoral em seis das sete cidades da regiao está praticamente definido. Os prefeitos seriam reeleitos no primeiro turno. O único município que ainda tem a preferência do eleitorado dividida entre três ex-prefeito é Diadema (leia reportagem abaixo).

Repercussao - Oswaldo Dias (PT), prefeito licenciado de Mauá, disse que seu índice de 46,33% das intençoes de voto está ótimo. "As pesquisa estao retratando um crescimento ponderado, mas firme e solidificado. Temos de trabalhar para continuar assim", disse.

Dias acredita que os números animam a militância petista. "Agora é uma questao de utilizar bem as duas últimas semanas antes das eleiçoes para melhorar mais um pouco." O petista subiu 1,66 ponto percentual nesta pesquisa em relaçao à de agosto, quando tinha 44,56%.

Por outro lado, o segundo colocado na pesquisa em Mauá, Leonel Damo (PSDB), que manteve nesta pesquisa o índice de 29,5% registrado na pesquisa de agosto, disse que terá de trabalhar ainda mais para ir para o segundo turno. "A pesquisa demonstra que eu tenho de trabalhar mais. Vamos investir nas atividades de corpo a corpo e nas reunioes, como temos feito. Pelo menos nao registramos queda, o que é muito bom", disse.

Maurício Soares (PPS), prefeito licenciado de Sao Bernardo, candidato à reeleiçao, disse que a reta final do processo eleitoral antes do primeiro turno será de muito trabalho. As atividades de campanha, segundo o socialista, serao concentradas nos bairros e regioes em que a aceitaçao nao está tao alta. "Estamos no esforço final. Ganhamos em todos os bairros, mas vamos dirigir a campanha para onde nao estamos tao bem", disse.

O candidato do PPS acredita que a queda de 6,84 pontos percentuais nao é muito significativa, considerando a margem de erro de 4,08 pontos percentuais. Maurício tem 46,83% das intençoes nesta pesquisa, contra os 53,67% registrados em agosto.

Vicente Paulo da Silva (PT), o Vicentinho, candidato a prefeito de Sao Bernardo e principal adversário de Maurício, disse que está "intensificando o ritmo de campanha a cada dia para ganhar as eleiçoes". Vicentinho está com 24,5% das intençoes de voto, em agosto o índice era de 25,33%. "Para nós, o mais importante é que subimos quase seis pontos na pesquisa espontânea, o que é mais difícil." Vicentinho registra na pesquisa espontânea 18,83% das intençoes de voto, em agosto o índice era de 15,33%.

Para o prefeito licenciado de Santo André, Celso Daniel (PT), candidato a reeleiçao, a queda de 3,8 pontos percentuais na preferência do eleitorado é uma "oscilaçao natural, até porque está dentro da margem de erro". "O segundo colocado também apresentou pequena variaçao. Neste caso, o importante é manter esse mesmo patamar acima dos 60% até o fim das eleiçoes", disse.

Se a eleiçao fosse hoje, Celso Daniel venceria no primeiro turno com ampla vantagem sobre os demais candidatos. O petista está com 61,5% das intençoes de voto de acordo com a pesquisa deste mês. A margem de erro para o resultado deste levantamento é de 4,08 pontos percentuais. Na pesquisa de agosto, Celso liderava com diferença maior, ele tinha 65,33% das intençoes de voto.

O deputado federal Celso Russomanno, candidato pelo PPB, subiu nas pesquisas e está agora com 19,83%. Na pesquisa de agosto, o pepebista tinha 16% das intençoes de voto dos eleitores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;