Internacional Titulo
Primeiro avião-espião U2 da ONU sobrevoa o Iraque
Da AFP
17/02/2003 | 17:13
Compartilhar notícia


O primeiro avião-espião U2 da ONU sobrevoou mesta segunda-feira o centro do Iraque. A informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores iraquiano. O aparelho está sendo usado pela equipe de inspeções da ONU nos esforços de detectar armas de destruição de massa.

"Às 11h55 locais (5h55 pelo horário de Brasília) um avião U2 de observação entrou no espaço aéreo iraquiano e sobrevoou várias regiões. Saiu do espaço aéreo iraquiano às 16h15 locais (10h15 de Brasília)", revela um comunicado do ministério. "A operação durou quatro horas e 20 minutos", acrescentou.

Kuwait - Um porta-voz do Ministério do Defesa do Kuwait informou nesta segunda-feira que o governo espera terminar o fechamento da região Norte do país ainda nesta semana. O Objetivo é aumentar a segurança do território antes de começar uma possível guerra contra o Iraque.

Segundo o representante governamental, o Kuwait está dando às pessoas com negócios e propriedades na região, que faz fronteira com o Iraque, mais tempo para conseguir autorizações de entrada.

A região foi transformada em zona exclusão militar pelo governo do Kuwait no dia 15 de fevereiro para permitir que suas tropas se adiantassem para se defender contra qualquer ataque em meio ao crescimento das tensões com o Iraque.

O presidente do Iraque, Saddam Hussein, já declarou mais de uma vez que se for atacado pelos Estados Unidos pode revidar com ataques ao Kuwait.

Petróleo - Além de fechar fronteiras, o Kuwait suspendeu a produção de dois campos petrolíferos no Norte do país, próximo da fronteira com o Iraque. O porta-voz da petrolífera estatal do Kuait, Badr Zwyer, explicou que os campos Abdali e Ratqa produzem cerca de 25 mil barris por dia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;