Internacional Titulo
Filho de presidente vence eleições no Azerbaidjão
Do Diário OnLine
Com AFP
16/10/2003 | 18:14
Compartilhar notícia


Ilham Aliyev venceu o primeiro turno das eleições presidenciais no Azerbaidjão, nesta quinta-feira, e vai suceder seu pai, Haydar Aliyev, como chefe de Estado. O chefe da comissão eleitoral, Mazahir Panajov, anunciou, nesta quinta-feira, que Ilham Aliev estava à frente, com muita vantagem, de seus competidores e que certamente não será necessário um segundo turno.

A escolha foi criticada por partidários da oposição, que saíram às ruas em protesto, o que resultou na morte de um homem de 51 anos. Uma emissora local informou sobre a morte de um garoto atropelado por um caminhão militar conduzido por manifestantes, porém, fontes do hospital, para onde o menino foi levado, afirmou que a criança de 5 anos está em coma e sofreu traumatismo craniano.

Apesar da proibição das autoridades, os manifestantes conseguiram furar um controle policial no centro da cidade, aproximando-se da sede da comissão eleitoral. Cerca de 50 policiais que estavam protegendo o local foram atacados pela multidão, que atirou pedras.

O pleito foi criticado por grupos de defesa dos direitos humanos. Houve denúncias de que algumas cédulas eleitorais já traziam o nome do filho do atual presidente como o candidato escolhido.

Ainda nesta quarta-feira, um observador da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), que não quis ser identificado, mencionou irregularidades em várias seções eleitorais, como eleitores votando várias vezes e outros sendo incentivados a votar em determinado candidato. Nesta quinta-feira, a missão de observação da OSCE declarou que a eleição presidencial no Azerbaidjão não esteve de acordo com as normas internacionais e denunciou irregularidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;