Internacional Titulo
Astronautas do Atlantis iniciam reparos no interior da ISS
Do Diário do Grande ABC
23/05/2000 | 13:55
Compartilhar notícia


Os astronautas do ônibus espacial Atlantis encontraram em bom estado os dois módulos da Estaçao Espacial Internacional (ISS, sua sigla em inglês) e começaram a efetuar os reparos previstos em seu interior, indicou nesta terça-feira a NASA, no centro Johnson de Houston (Texas).

A primeira visita dos astronautas na madrugada desta terça-feira mostrou que, ao contrário do que se acreditava, nao havia qualquer acúmulo de ar viciado no módulo russo Zaria e nem havia umidade no módulo americano Unity.

A ISS se encontra desocupada desde o início de junho de 1999. A astronauta Susan Helms e o cosmonauta Yuri Usatchev iniciaram o trabalho de eletricista, trocando, sem qualquer dificuldade, as duas primeiras das quatro baterias que apresentavam sinais de fragilidade no módulo russo.

A tripulaçao também instalou três novos extintores para substituir os que estavam a ponto de ter a data vencida e colocaram novos condutos para melhor a circulaçao do ar.

A partir desta terça-feira, os astronautas iniciam a mudança de mais de uma tonelada de material. Computadores, aparelhos de ginástica e câmeras, entre outras coisas, serao armazenados no Zaria e no Unity para os futuros ocupantes da estaçao, um americano e dois russos, que estarao no módulo a partir de setembro próximo.

Antes do fim do dia, os motores da nave deverao ser acionados para elevar em 15 km a altura da ISS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;