Cultura & Lazer Titulo
Alcoolismo ganha site completo
Letícia Pianta
Do Diário Online
08/10/1999 | 16:13
Compartilhar notícia


O alcoolismo, um vício tao prejudicial ao corpo quanto a cocaína ou o crack, é a terceira doença que mais mata no mundo. No Brasil, o álcool é a droga mais consumida entre os jovens e 90% das internaçoes em hospitais psiquiátricos por dependência em drogas acontecem devido a este vício.

A dificuldade em se falar das próprias fraquezas é própria do ser humano. Pode-se imaginar a complicaçao para um viciado, seus pais e sua família em admitir, para si e para a sociedade, que seu filho tem o problema. Feito isso, é necessário procurar auxílio. E é exatamente o que um site muito especial oferece, além de tratar o assunto de uma forma bem ampla.

A seçao Reportagens, por exemplo, faz um "clipping" dos principais textos sobre o assunto que já foram publicados. Em Efeitos algumas informaçoes surpreendem: você sabia que, embora a taxa de álcool no sangue varia de acordo com o peso, altura e condiçoes físicas de cada um, em média uma pessoa nao pode ultrapassar a ingestao de duas latas de cerveja ou duas doses de bebidas destiladas, se nao, já é considerado alcoolizado?

A página descreve detalhadamente em Fases os quatro estágios que caracterizam o alcoolismo: no primeiro, o indivíduo bebe apenas socialmente, sem dependência física, apenas dependência emocional; no segundo, apesar de ainda nao ser dependente, o organismo modifica-se e a tolerância aumenta. Fase três: os problema começam, com a dependência física e emocional. Bebe-se muito (a tolerância é altíssima) e, na quarta fase, ao contrário, bebe-se muito pouco, porque o cérebro começa a atrofiar.

A página tem link para o site do PROAD (Programa de Orientaçao e Atendimento a Dependentes), um programa desenvolvido pela Escola Paulista de Medicina para ajudar os alcoólatras e drogados. As pessoas que sofrem da doença podem deixar seu desabafo no "Mural", que ficará no ar por algumas semanas. Além disso, traz ainda a Lei dos Entorpecentes, que é valida tanto para o álcool quanto para as outras drogas, uma sala de discussao para debates sobre o problema e links para o Centro de Recuperaçao Humana, Coronel Edson Ferrarini e Associaçao Anti-Alcóolica de SP.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;