Cultura & Lazer Titulo
48ª edição do Grammy tem Mariah Carey como favorita
Da AFP
08/12/2005 | 16:53
Compartilhar notícia


Mariah Carey, John Legend e Kanye West são os favoritos para o Grammy deste ano. Cada recebeu oito indicações para o prêmio mais importante da indústria fonográfica americana. O álbum “Eletracústico” do Ministro da Cultura, Gilberto Gil, vai concorrer ao prêmio de melhor disco contemporâneo de World Music. A 48ª edição do Grammy acontecerá no próximo dia 8 de fevereiro, em Los Angeles.

Mariah Carey foi indicada nas principais categorias - melhor álbum, melhor gravação e melhor música. Para a cantora, que acabou de completar 35 anos, 2005 foi um "grande ano", pois conquistou o topo das paradas com o disco "The Emancipation of Mimi". O disco inclui participações de pesos pesados do hip-hop, como Nelly, Snoop Dogg e Kanye West, e na semana de lançamento vendeu 404 mil cópias.

Na categoria de melhor álbum, Mariah competirá com Paul McCartney ("Chaos and Creation in the Backyard"), Gwen Stefani ("Love. Angel. Music. Baby."), U2 ("How to Dismantle an Atomic Bomb") e Kanye West ("Late Registration"). Já na de melhor música, "We Belong Together" irá concorrer com "Feel Good Inc.", do Gorillaz, "Boulevard of Broken Dreams", do Green Day, "Hollaback Girl", de Gwen Stefani, e "Gold Digger", de Kanye West.

Os artistas 50 Cent, Beyoncé Knowles, The Black Eyed Peas, Will.i.am e Stevie Wonder receberam seis indicações cada um, enquanto Missy Elliott, Alicia Keys, Bruce Springsteen, Gwen Stefani e U2 obtiveram cinco. Common, Destiny's Child, Foo Fighters, Gorillaz, Neptunes, Brad Paisley, Phil Tan, e Gretchen Wilson foram indicados em quatro categorias.

Concorrerão na categoria de melhor gravação "Bless the Broken Road", da banda Rascal Flatts, "Devils & Dust", de Bruce Springsteen, "Ordinary People", de John Legend, "Sometimes You Can't Make it on Your Own" do U2, e "We Belong Together", de Mariah Carey.

Outro destaque das indicações foram as oito de John Legend, nome conhecido no circuito de Nova York. Seus dois primeiros álbuns foram gravados ao vivo em clubes de Manhattan - cujo primeiro disco de estúdio mereceu a homenagem. Legend, um pianista e cantor de 26 anos, já colaborou em discos de Jay-Z, Alicia Keys e Janet Jackson.

Nas categorias latinas, os álbuns que concorrem ao prêmio de melhor disco pop são "Solo", de Ricardo Arjona; "Eco", do uruguaio Jorge Drexler; "Andrea Echeverri", de Andrea Echeverri; "Citi Zen", de Kevin Johansen; e "Escucha", de Laura Pausini.

"As indicações deste ano refletem verdadeiramente a existência de uma comunidade vibrante de fazedores de música, que inclui artistas, produtores, engenheiros de som, compositores e todos que participam do processo criativo", comentou Neil Portnow, presidente da Academia Fonográfica Americana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;