Internacional Titulo
Talibã ameaça lançar ataques no Afeganistão
da AFP
20/02/2004 | 12:13
Compartilhar notícia


O chefe militar do grupo fundamentalista Talibã, Mohamed Saiful Adel, anunciou nesta sexta-feira que realizarão nos próximos meses operações de com "grande magnitude e sem precedentes" contra o Exército americano e as forças afegãs.

"Será algo jamais visto", declarou Adel, que se disse encarregado das operações da milícia fundamentalista para a Província de Jost, 150 quilômetros a sudeste de Cabul.

"Por exemplo, vamos atacar uma grande cidade, vamos nos apropriar dela militarmente e depois de algumas horas sairemos."

Vários analistas ocidentais destacam que os talibãs se empenham em desestabilizar o Afeganistão em função das eleições gerais previstas para junho, mediante operações espetaculares que extrapolam sua real capacidade militar.

"Faremos ataques contra bases americanas. Teremos muitos mártires, mas vamos fazer isso", disse Adel, durante a entrevista de quase duas horas dada no quarto de um hotel do centro de Jost.

"Continuaremos com nossa tática de emboscada contra as patrulhas americanas, vamos multiplicar esse tipo de ataques. Conhecemos todos os movimentos dos soldados americanos em suas bases. Conhecemos, inclusive, a lista de traidores que trabalham com eles e o valor de suas recompensas", afirmou Adel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;