Turismo Titulo
No Rio, a bucólica serra imperial
Gabriel Batista
Enviado pelo Diário a Teresópolis
30/06/2004 | 22:30
Compartilhar notícia


O escritor carioca Machado de Assis disse, mais de uma vez, que viajar é multiplicar a vida. No entanto, consta em sua biografia que o fundador da Academia Brasileira de Letras nunca foi muito além de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Nem precisaria. Ali pertinho, também na Serra Verde Imperial, há belezas bucólicas e dotes culinários europeus em todo o caminho conhecido como Circuito Turístico Tere-Fri, que liga e abrange as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo.

A cerca de 550 km de São Paulo e a 93 km do Rio de Janeiro, a região possui um clima de baixas temperaturas nesta época do ano. Teresópolis, considerada a capital brasileira do montanhismo, chama a atenção de atletas radicais e contempladores de paisagens serranas de todo o mundo. Enquanto isso, a 68 km de lá, a cidade de Nova Friburgo, colonizada por imigrantes suíços e alemães em 1818, é um centro da gastronomia e da arquitetura européia no Brasil, e sede do Pólo de Moda Íntima, que reúne pequenos fabricantes de lingerie.

Em Teresópolis, um dos lugares mais procurados pelos turistas é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, batizado assim pelos colonizadores portugueses por lembrar o instrumento musical de mesmo nome. Com área verde total de 11 mil hectares originais da Mata Atlântica, o parque recebe cerca de 100 mil visitantes por ano. É considerado uma espécie de paraíso pelos interessados por esportes radicais, como o arvorismo (trilha suspensa entre árvores) e o alpinismo.

Mas o parque também agrada a pessoas que procuram descansar com conforto. A sede, que conta com uma piscina de água natural, organiza programas com os visitantes, como a trilha de 14 km em que se pode admirar as montanhas e a Pedra do Sino, ponto culminante da Serra dos Órgãos, com 2.263 m de altura. É possível, também, fazer caminhadas mais leves, como o passeio até a Barragem, que fica a 3,5 km da entrada do parque. Todo ano, a beleza da fauna e flora do parque atrai milhares de turistas estrangeiros à região, 5 mil deles apenas para praticar alpinismo. E, para ajudar, a melhor vista do pico conhecido como Dedo de Deus, de 1.692 m de altura, fica na entrada da reserva.

Segundo a guia turística da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) Rejane Bastos, as quedas d’água da cidade fascinam os visitantes, principalmente a famosa cachoeira do Vale dos Frades, de 10 m de altura, localizada no Km 21 da rodovia Tere-Fri. Foi exatamente para ver as quedas d’água, por recomendação de uma amiga, que a empresária mineira Cristina Pimenta, 39 anos, resolveu pela primeira vez conhecer a serra fluminense. “Adorei. Toda essa beleza das montanhas e o modo de vida desse pessoal me encantaram”, disse Cristina, que mora em Bocaiúva, no centro-norte de Minas Gerais.

Em Nova Friburgo, o Jardim do Nego costuma deixar de boca aberta os turistas. Criado pelo artista autodidata Geraldo Simplício, o Nego, 61 anos, o jardim é uma exposição permanente e a céu aberto de suas esculturas, feitas de terra e de pedra, com formas de pessoas. Há 36 anos em Nova Friburgo, o artista usa colher de pedreiro e enxada para, depois, revestir de plástico suas obras. Nego é reconhecido internacionalmente. Possui, inclusive, uma escultura em Stuttgart, na Alemanha.

Outro ponto turístico que merece destaque é o orquidário Aranda, aberto de segunda-feira a sábado, com 36 mil mudas de orquídeas de 500 espécies, distribuídas em 16 estufas. Situado no bairro Quebra-Frascos, em Teresópolis, o orquidário, que possui área de visitação e de compras, realizará exposição de inverno de 3 de julho a 1º de agosto, das 9h às 16h30.

O jornalista viajou a convite da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro.

Onde ficar

Hotel Alpina
Rua Cândido Portinari, 837 – Teresópolis - RJ
(0xx21) 2742-5252
www.hotelalpina.com.br

Hotel Rosa dos Ventos
Estrada Teresópolis–Friburgo (km 22) – Teresópolis - RJ
(0xx21) 2644-9900
www.hotelrosadosventos.com.br

Pousada e Jardim Botânico de Imbiú
Estrada Imbiú Almeida (km 09) – bairro Venda Nova – Teresópolis - RJ
(0xx21) 2644-8266

Hotel Avenida Teresópolis
Avenida Delfim Moreira, 439 – Centro – Teresópolis - RJ
(0xx21) 2742-2751

Hotel Fazenda Rio dos Frades
Estrada Teresópolis–Friburgo (km 19)Teresópolis - RJ (0xx21) 2742-3597
www.hotelfazendariodosfrades.com.br

Hotel Fazenda São Moritz
Estrada Teresópolis–Friburgo (km 36) – Teresópolis - RJ
(0xx21) 2641-0035
www.saomoritz.com.br

Hotel Village Le Canton
Estrada Teresópolis–Friburgo (km 21) – Teresópolis - RJ
(0xx21) 2644-6060
www.lecanton.com.br

Hotel Bucsky
Estrada Rio–Friburgo (km 76) Nova Friburgo - RJ
(0xx21) 2522-5052 www.hotelbucsky.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;