Diarinho Titulo
Por que toda zebra é igual?
Bruna Gonçalves
Especial para o Diário
19/07/2009 | 07:53
Compartilhar notícia


Engana-se quem pensa que toda zebra é igual. Uma é bem diferente da outra. O que elas têm em comum é que são brancas de listras pretas. Essas listras cobrem todo o corpo, com exceção da barriga, que é sempre branca.

As listras funcionam como a impressão digital dos humanos, ou seja, cada animal apresenta sua diferença, podendo ser no desenho da listra ou no tamanho. O mesmo acontece com as pintas das girafas e as listras dos tigres. Cada um tem uma identidade que se diferencia dos demais.

Devido à pelagem característica, qualquer um consegue identificar uma zebra no zoológico. Mas na natureza, as listras funcionam como uma ótima forma de camuflagem, principalmente em função do fato de que vivem em bando.

Ao notar a presença dos predadores, em especial os leões, elas correm de um lado para o outro, em ziguezague, fazendo com que eles se confundam e não consigam localizá-las com exatidão. As listras em movimento embaralham a visão dos outros animais, que enxergam em preto e branco.

Enquanto correm velozmente, a até 70 km/h, as zebras olham para trás para avaliar a distância do inimigo. Mas se os leões se aproximarem sem ser percebidos, elas não têm tempo de escapar. Só lhes resta lutar pela sobrevivência, dando fortes chutes e golpes com o casco e os dentes.

(Supervisão Teresa Monteiro)

Consultoria dos biólogos Fábio Oliveira do Nascimento, do Museu de Zoologia da USP, e de Kátia Rancura, do Zoo de São Paulo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;