Economia Titulo
Atividade na indústria paulista cresce 1,1% em março
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
27/04/2006 | 16:07
Compartilhar notícia


O nível de atividade na indústria paulista cresceu 1,1% em março em relação a fevereiro (com o ajuste sazonal), de acordo com o INA (Indicador de Nível de Atividade) da Fiesp/Ciesp (Federação das Indústrias e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Sem ajuste sazonal, o INA ficou em 10,8% em março. Em relação a março de 2005, o indicador apresentou alta de 9,6%. No trimestre, o INA registra alta de 8,6% em comparação ao mesmo período no ano passado.

Dois setores se destacaram positivamente: alimentos e bebidas, com variação de 1,3%, e máquinas e equipamentos (4,1%). Já o setor de produtos químicos, petroquímicos e farmacêuticos apresentou queda de 2%.

Na avaliação do economista da Fiesp Paulo Francini, esse crescimento sucessivo já é suficiente para se concluir que de fato está havendo "uma recuperação alinhada com a expectativa de um bom desempenho ao longo desse ano".

Na análise de Francini, esse resultado é conseqüência de três fatores básicos: queda na taxa básica de juros, a Selic, aumento do salário mínimo e dos investimentos públicos. Diante desse quadro, ele prevê crescimento em torno de 5,6% na indústria em 2006. Essa elevação, segundo ele, toma por base uma alta de 4% no PIB (Produto Interno Bruto).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;