Internacional Titulo
Annan fecha acordo de última hora sobre eleiçoes no Timor Leste
Do Diário do Grande ABC
05/05/1999 | 16:49
Compartilhar notícia


O secretário-geral da Onu, Kofi Annan, conseguiu convencer nesta quarta a Indonésia a aceitar uma série de requerimentos de segurança para o referendo no Timor Oriental, horas antes da assinatura de um acordo histórico, disseram fontes diplomáticas.

Os diplomatas disseram aos jornalistas que Annan submeteria Portugal e a Indonésia um memorando estabelecido os requerimentos necessários para a realizaçao da votaçao sobre o futuro da antiga colônia portuguesa, em 8 de agosto próximo.

O documento incluirá a exigência do desarmamento imediato dos grupos anti-separatistas supostamente armados pelos militares indonésios e uma reduçao no número de efetivos indonésios estacionados no território timorense, segundo os diplomatas.

O avanço ocorreu em uma reuniao entre Annan e o ministro das Relaçoes Exteriores, Ali Alatas, que antes havia descartado toda mudança no documento relacionado com as condiçoes de segurança nas quais se realizaria a votaçao.

Os diplomatas disseram que se a Iugoslávia nao aceitar as exigências de segurança enumeradas por Annan no memorando, o referendo nao ocorreria.

Jacarta se comprometeu a aceitar a independência do território se os 800 mil timoreses orientais rejeitassem a autonomia em 8 de agosto.

A antiga colônia portuguesa foi invadida em l975 pela Indonésia e anexada em 1976, decisao que nunca foi reconhecida pelas Naçoes Unidas, que continua considerando Portugal como administrador do território.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;