Internacional Titulo
UE exigirá medicamentos mais eficientes e seguros para as crianças
Da AFP
01/06/2006 | 13:43
Compartilhar notícia


O Parlamento Europeu adotou nesta quinta-feira uma nova regulamentação destinada a reforçar a eficácia e qualidade dos medicamentos pediátricos, que impõe aos laboratórios testes específicos para determinar os efeitos dos produtos nas crianças.

O objetivo do texto, que pode entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2007, é que a indústria farmacêutica elabore medicamentos destinados especialmente às crianças, para que estas não tenham de tomar doses reduzidas dos medicamentos destinados aos adultos.

"O metabolismo de uma criança é diferente do de um adulto. As crianças necessitam de uma forma farmacêutica específica, não apenas para que seja mais tolerada, como também para que seja mais segura e eficaz", afirma o texto.

Segundo um informe parlamentar, mais de 50% dos medicamentos utilizados na Europa para tratamento infantil não foram testados em crianças, nem foram autorizados para uso específico.

Deste modo, os laboratórios agora serão obrigados a fazer testes pediátricos com os novos medicamentos, o que lhes proporcionará dados necessários para os tratamentos infantis.

As caixas de remédio que contiverem os produtos submetidos a esta pesquisa terão um logotipo específico, garantia de que receberam a aprovação do Comitê Pediátrico a ser criado pela Agência Européia de Medicamentos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;