Internacional Titulo
Kofi Annan anuncia fim da guerra entre Etiópia e Eritréia
Do Diário do Grande ABC
06/12/2000 | 12:11
Compartilhar notícia


O secretário-geral das Naçoes Unidas, Kofi Annan, anunciou nesta quarta-feira, em Addis Abeba, o fim da guerra entre a Etiópia e a Eritréia, o que permite ao continente terminar o ano com ``uma história de paz'.

``A guerra terminou. É uma momento histórico positivo para a Africa, que termina o ano com a paz', declarou Annan falando à imprensa.

De sua parte, o primeiro-ministro etíope, Melez Zenawi, declarou te confiança e estar otimistas.

``Tao logo recobramos nossos territórios, dissemos que a guerra havia acabado para nós', acrescentou Zenawi.

A Eritréia e a Etiópia devem firmar, no próximo dia 12, um acordo de paz em Argel, depois do cessar-fogo de 18 de junho, acertado na capital argelina.

O presidente argelino, Abdelaziz Buteflika, era presidente da Organizaçao da Unidade Africana (OUA) durante as negociaçoes deste cessar-fogo. A cúpula da Organizaçao Pan-africana de Lomé, em julho passado, o manteve como mediador neste conflito.

O parlamento etíope deve ratificar nesta sexta-feira a assinatura do acordo de paz com a Eritréia, precisou Zenawi à imprensa.

``Espero poder viajar a Argel para assistir à assinatura do acordo de paz com Eritréia', declarou, por sua vez, Annan.

``Eritréia e Etiópia firmarao um acordo de paz global em Argel, no dia 12 de dezembro', havia anunciado na terça-feira um comunicado da chancelaria da Eritréia.

``Certamente a Etiópia estará presente em 12 de dezembro em Argel. É um acordo de princípio aceitável', declarou, por sua parte, um responsável da chancelaria etíope, assinalando que a decisao deve ser aprovada pelo Conselho de Ministros e o Parlamento.

Segundo o ministério da Eritréia, o acordo prevê a criaçao de uma comissao neutra, encarregada de delimitar a fronteira entre os países e determinar um procedimento para solucionar as compensaçoes vinculadas ao conflito.

Uma comissao neutra de cinco membros ficará encarregada de delimitar as fronteiras ``baseando-se em tratados coloniais e na lei internacional', precisou Asmara, citando o texto do tratado.

Ambas as partes deverao facilitar, nos 45 dias seguintes à assinatura do acordo, suas ``reivindicaçoes e provas' ao cartógrafo das Naçoes Unidas.

Também prevê a libertaçao e repatriaçao de todos os prisioneiros de guerra. A fronteira entre os dois países nao foi delimitada com precisao durante a independência da Eritréia, ex-provincia etíope, em 1993.

Kofi Annan, que chegou na noite de terça-feira a Addis Abeba, partirá na sexta-feira para Asmara, para supervisionar a mobilizaçao de uma força de manutençao da paz da ONU entre os dois países.

O conflito bélico entre a Etiópia e a Eritréia, que explodiu em 1998 por causa de um problema fronteiriço, causou milhares de mortos - em sua maioria soldados de ambos os grupos - e 1,2 milhao de pessoas refugiados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;