D+ Titulo
A força do Espinafre
Luciana Bugni
Do Diário do Grande ABC
13/04/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


Pode falar que tem ferro, que tem vitamina, que faz bem para saúde. Quando colocar o espinafre sobre a mesa quase todas as crianças e muitos adultos vão torcer o nariz. O segredo é enfeitar o prato e dar uma disfarçada na cara do vegetal, que não é dos mais atraentes, para que os paladares mais exigentes não saiam perdendo em propriedades nutricionais.

A culinarista Ana Maria Santão, de Santo André, afirma que um lanche quente de espinafre agrada muito porque atrai as crianças que não gostam de verduras. “Nós tapeamos os pequenos: o sanduíche fica bom e o gosto forte do espinafre até some. É o ideal para quem não gosta muito da verdura e substitui tranqüilamente uma refeição”, diz.

Outra sugestão da especialista é o flã com o vegetal. “O melhor é que pode ser feito no microondas. Brinco com as crianças que vão comer um bolo verde e eles adoram”, conta. Ovos batidos também podem ser incrementados por espinafre em omeletes supernutritivos. Bacon e queijo também vão muito bem com as folhas.

Os talos mais grossos do espinafre, que geralmente não são aproveitados nas receitas, podem ser descascados, para tirar os fiapinhos, picados e colocados em uma sopa. Se fritos com cebola podem deixar as omeletes mais crocantes.

Nutrição – O espinafre traz inúmeros benefícios à saúde como manutenção da pressão arterial, combate da anemia, da artrite e de doenças coronarianas, proteção do sistema imunológico, conforme relata a nutricionista Sheila Castro Vieira, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André. “Além de seu alto teor de fibras, é pouco calórico e possui propriedade antidepressiva. Por ser rico em antioxidantes auxilia na prevenção do câncer de próstata e pulmão”, diz.

Entre as recomendações da profissional está consumir uma xícara (chá) do alimento cru ou meia xícara dele cozido, que fornece a quantidade diária de vitamina A e 90% das recomendações de vitamina C.

“Por conter alta concentração de ácido oxálico não deve ser consumido em excesso, pois interfere na absorção de ferro e de cálcio, além de poder causar danos a saúde de pessoas portadoras de problemas renais”, diz.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;