Internacional Titulo
Escolas russas ensinarao estudantes a disparar fuzis
Do Diário do Grande ABC
19/02/2000 | 15:51
Compartilhar notícia


Os estudantes secundários russos terao. em breve, uma nova matéria em seu currículo: aprenderao a limpar e a disparar fuzis Kalashnikov. Alguns jovens entre 14 e 16 anos receberao treinamento militar para combater a delinqüência. A retomada destes programas da era soviética faz parte de um plano do presidente interino Vladimir Putin para fortalecer a disciplina e, assim, ``o próprio país'.

O slogan eleitoral de Putin, ``que a Rússia volte a ser poderosa', seduz os eleitores e, segundo analistas, ele deve vencer as eleiçoes no mês que vem. No entanto, no Ocidente, muito críticos temem um ressurgimento da política repressiva do antigo regime soviético.

``Putin fala de proteger os direitos, mas acredita em um Estado forte e uma cidadania submissa', disse Alexander Kostinsky, do grupo de direitos humanos Memoria. ``Os russos também dizem que querem um Estado forte, tanto que estao até dispostos a sacrificar alguns direitos'.

Com 15 anos de carreira na KGB, Putin fez uso da força militar na Chechênia, reforçou as patrulhas policiais e aumentou a vigilância sobre a imprensa e a Internet. A nova doutrina de segurança nacional amplia a autoridade do Kremlin para usar armas nucleares e acusa os Estados Unidos de tentar debilitar a Rússia.

Devoto da Igreja Ortodoxa russa, Putin afirma que é necessário resgatar ``os valores morais' em um país mergulhado na delinqüência'. Recentemente, firmou um decreto pelo qual os varoes órfaos entre 14 e 16 anos podem ser recrutados pelas unidades militares para receber treinamento.

Ele também decretou que, a partir de setembro, os estudantes maiores de 15 anos receberao treinamento de combate e liçoes de história militar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;