Internacional Titulo
Sífilis existia na América antes dos espanhóis
Do Diário do Grande ABC
06/07/1999 | 15:48
Compartilhar notícia


A descoberta de um crânio com deformaçoes causadas pela sífilis seria prova de que esta doença existia na América antes da chegada dos espanhóis, informou nesta terça-feira o diretor do Centro Estatal do Instituto Nacional de Antropologia e História (Inah), Alfredo Barrera Rubio.

Ele explicou que o crânio, pertencente a um indivíduo que viveu no período pós-clássico tardio (1250-1450 DC), foi localizado no poço sagrado de Las Calaveras, na área arqueológica de Mayapán, 80 km ao sul de Mérida. "Esta é, até agora, a única prova de que a sífilis existia entre os maias pré-hispânicos, já que a tese vigente era que tinha sido trazida da Europa, precisamente pelos conquistadores espanhóis", afirmou o especialista.

Barrera Rubio acrescentou que as pesquisas realizadas no crânio mostram que o indivíduo pré-hispânico sofria de sífilis em terceiro grau, o que se determinou pela afetaçao óssea dos restos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;