Economia Titulo
Brasil começa pela China comércio com moedas locais
28/06/2009 | 07:09
Compartilhar notícia


O Brasil inicia os trabalhos para a implementação de moedas locais e a substituição do dólar nas exportações com seu maior parceiro comercial: a China. Ontem, na Basileia, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, se reuniu com o presidente do BC chinês, Zhu Xiaochuan, e decidiram iniciar o processo.

O objetivo do governo é dispensar gradativamente a moeda americana nas relações com a China e, assim, reduzir a volatilidade nas transações. No médio prazo, a esperança do Brasil é de que alguns produtos comecem a ser cotados não mais em dólares, mas em moedas locais. Já sobre a possibilidade de isso significar uma marginalização do dólar como moeda reserva, Meirelles alerta que não existe uma alternativa viável.

"Acertamos o início dos estudos para a implementação do comércio em moeda local", afirmou Meirelles, que está na Basileia para encontros no Banco de Compensações Internacionais. "Vamos sair gradativamente do dólar como moeda do comércio entre os dois países", afirmou o presidente do BC.

Depois de dois anos de trabalhos, o Brasil conta com o mesmo mecanismo no comércio com a Argentina e pretende implementar o sistema com o Uruguai até setembro deste ano. No comércio com a Argentina, o mecanismo criado pelo Brasil responde por menos de 1% do comércio bilateral. Mas Meirelles aposta que essa taxa vai crescer diante da decisão de implementar também um mecanismo de financiamento em moeda local. Com a China, que em 2009 se transformou no maior parceiro comercial do Brasil, Meirelles admite que não sabe quanto tempo o processo levará para ser implementado. Mas não acredita que os dois países precisarão de outros dois anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;