Internacional Titulo
Paris nega controlar Aristide
da AFP
02/03/2004 | 15:08
Compartilhar notícia


Paris e Washington se congratularam mutuamente nesta terça-feira por sua cooperação na crise haitiana, enquanto o governo francês negava controlar o presidente deposto do Haiti Jean-Bertrand Aristide, que se encontra atualmente em Bangui, capital da República Centro-Africana, um país onde a França tem influência e mantém uma presença militar.

Os presidentes dos Estados Unidos, George W. Bush, e da França, Jacques Chirac, destacaram a "excelente cooperação" que mantiveram para resolver a crise no Haiti, declarou a porta-voz da presidência francesa, Catherine Colonna.

Dirigentes franceses garantiram nesta terça-feira que Paris não exerceu qualquer influência na escolha de Bangui para acolher provisoriamente Aristide, que se declarou vítima de um "golpe de Estado" promovido por Washington.

"A França não controla Aristide em Bangui", afirmou a ministra francesa da Defesa, Michèle Alliot-Marie, acrescentando que o presidente deposto estava "protegido, e não detido" na capital centro-africana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;