Economia Titulo
Gra-Bretanha pode ter alta de desemprego
Do Diário do Grande ABC
25/04/2000 | 12:31
Compartilhar notícia


O declínio da indústria automobilística britânica corre o risco de acelerar-se brutalmente com a anunciada retirada parcial da Ford e a ameaça de fracasso de um plano de recuperaçao da Rover que preserve o essencial da produçao.

Depois de ter visto a totalidade de suas grandes marcas passar para controle estrangeiro, os britânicos temem a partir de agora uma hemorragia de empregos no setor e o desaparecimento do tecido industrial.

O governo de Tony Blair tem a intençao de voltar a pressionar a BMW nesta terça-feira para adiar a data-limite de sexta-feira, prevista para a apresentaçao de propostas para a venda da Rover, a fim de dar uma oportunidade a um segundo projeto, cuja principal vantagem é limitar a perda de empregos em relaçao ao projeto do mês de março, da Alchemy, companhia de capital de risco.

O projeto da Alchemy implica a supressao de pelo menos 4 mil empregos, dos 30 mil com os quais conta a Rover.

O recente projeto apresentado pelo consórcio Phoenix, criado por um ex-executivo da Rover, John Towers, só prevê a supressao de mil ou 2 mil.

Os sindicatos suspeitam que a BMW quer fechar um acordo o mais breve possível com a Alchemy e ignorar a proposta concorrente, pretendendo enviar uma delegaçao esta quarta-feira à sede da BMW em Munique para pedir um adiamento.

O ministro de Comércio e Indústria, Stephen Byers, pretende por sua parte conversar por telefone nesta terça com dirigentes da indústria alema.

Byers pedirá ``que a proposta de Towers receba toda a atençao necessária', informou um porta-voz do primeiro-ministro Tony Blair, assinalando que a ``preferência' do governo é de uma soluçao que proponha mais produçao e empregos.

A agência econômica de desenvolvimento local de Midlands, no centro do país, onde está implantada a principal fábrica da Rover, estima que podem ser perdidos 19 mil empregos no total, incluindo os fornecedores, no caso de uma compra por parte da Alchemy.

A agência e o governo temem que um cenário dessas características represente uma nova fuga de empregos para o setor de serviços e uma perda de concorrência industrial, que tornaria ainda mais difícil a implantaçao de outras empresas.

O anúncio da proposta concorrente foi recebida com alívio pelos sindicatos, mas Jon Moulton, artesao do projeto Alchemy, criticou vivamente sua concorrente Phoenix nesta terça pela rádio BBC.

No seu entender, as estimativas da Phoenix sobre as perspectivas comerciais e financeiras da Rover sao demasiadamente otimistas.

Os sindicatos se preparam por sua parte para um corte de empregos na Ford e assinalam sua determinaçao para uma greve dura se a indústria norte-americana confirmar os rumores sobre o fim da montagem em sua fábrica de Dagenham, perto de Londres.

Segundo a imprensa britânica, a Ford está disposta a conceder condiçoes financeiras generosas para evitar qualquer agitaçao, enquanto os sindicatos advertiram que o fechamento das indústrias britânicas, onde sao fabricados muitos motores para os modelos europeus, paralisaria o essencial da produçao do grupo na Europa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;