Economia Titulo
Oficinas têm lenta reação nas vendas
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
26/12/2009 | 07:30
Compartilhar notícia


A retomada da economia no último trimestre do ano não significou, por ora, aumento expressivo no movimento de oficinas mecânicas independentes da região. Proprietários esperavam número maior de clientes principalmente por conta do fim do ano e das férias escolares, período em que muita gente põe o pé na estrada.

A desoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a compra de veículos durante quase o ano inteiro pode ter contribuído para a queda da demanda por manutenções, já que parte da frota foi renovada.

Segundo Reginal Silva, gerente da Oficina Brasil, de São Bernardo, a procura por reparos em dezembro está "regular". Ele conta que no mesmo período dos anos anteriores, a média era de 15 a 20 revisões diárias. "Neste mês, a conta beira os dez carros por dia", afirma Silva.

Em sua avaliação, a queda do movimento se deve a um cuidado maior que os clientes estão tendo com seus veículos. "Os motoristas estão ficando mais conscientes. Boa parte dos meus clientes fez diversas revisões durante o ano, assim mantendo o bom estado do veículo", justifica o gerente.

Para Gessy Garcia Campos, dono da Auto Mecânica Gessy, de Santo André, mesmo no fim do ano passado, no auge da crise, a procura foi maior. Neste mês, cerca de 15 veículos foram atendidos para manutenções gerais.

Outra independente da mesma cidade, a A.C. Car Auto Mecânica, também esperava média diária de clientes acima do registrado. "As regulagens mais pedidas em dezembro foram as de motor, tendo em torno de um carro por dia para trabalhar. Bom seria pelo menos dois", desabafa a gerente Valdirene Ribeiro de Oliveira.

Na Auto Mecânica Pantera, de São Caetano, onde a demanda foi igualmente fraca, o funcionário Ricardo Rodrigueiros, arrisca dizer que os clientes aproveitaram a retomada da economia para viajar - já que no ano passado muita gente postergou os passeios de fim de ano por conta da crise -, em vez de fazer revisão em seus automóveis.

CONTRAMÃO - O mês de dezembro, segundo os funcionários das oficinas mecânicas, é tradicionalmente forte.

Na Mecânica Central, em Santo André, a procura está melhorando, afirma o proprietário Enrique Mirabet. A oficina está com média de revisões de dois carros por dia. "Novembro foi muito fraco e dezembro começou ruim. Porém, na última semana as coisas começaram a melhorar, principalmente para as revisões gerais", conta Mirabet.

Na contramão desse segmento, o proprietário da Auto Mecânica Lamborghini, Francisco Aparecido Rodrigues, de São Bernardo, diz que desde o começo do mês, "o movimento está bem melhor do que em dezembro do ano passado". Ele afirma que cerca de três clientes por dia deixam seus veículos para fazer a revisão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;