Economia Titulo Macroeconomia
Montadoras têm recorde
de produção no mês de abril

Dado é de levantamento da Anfavea divulgado na última
terça; programa Inovar-Auto estimula fabricação de carros

Leone Farias
Diário do Grande ABC
08/05/2013 | 07:23
Compartilhar notícia


As montadoras nunca produziram tanto no Brasil em um mês como ocorreu em abril, apontou levantamento da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automores) divulgado ontem. Foram fabricadas 340,9 mil unidades (de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus), 30,7% mais que em igual período de 2012 e 6,8% acima do que saiu das linhas de montagem em março deste ano.

Com os números do mês passado, as empresas do setor alcançaram outro recorde: foi o melhor primeiro quadrimestre de todos os tempos, com a produção de 1,17 milhão de veículos, 17% mais que nos quatro meses iniciais de 2012.

O volume expressivo se deveu a uma combinação de fatores, como o fato de o setor ter tido fortes vendas - as maiores da história para abril - e o reforço dado à produção local, com inúmeros lançamentos, assinalou o presidente da Anfavea, Luiz Moan. "O Inovar-Auto programa do governo federal destinado a dar mais competitividade ao setor nacional) estimulou a produção de veículos no País", disse.

Em relação à comercialização de carros novos, o dirigente afirma que parte do crescimento de 29,4% em abril na comparação com mesmo mês de 2012 tem relação com a expectativa de que março seria o último mês de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) com alíquota de 2%. "Parte dos licenciamentos de abril foram de vendas feitas no fim de março", afirmou. Além disso, a base de comparação é fraca, já que o tributo reduzido entrou em vigor no fim de maio do ano passado./CW

Mesmo com a produção recorde, a quantidade de carros em estoque caiu. Em março, havia 331 mil veículos nos pátios das montadoras e nas concessionárias, o que correspondia a 35 dias para a comercialização. O volume estocado passou a 33 dias em abril, apesar de ter subido em quantidade (para 362 mil), já que o ritmo de vendas aumentou. Moan destacou que trata-se de um bom patamar, já que o mercado nacional nunca teve tantos modelos e versões à disposição do consumidor: são 1.754 (incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus), de 62 marcas diferentes. Apenas das associadas à Anfavea, são 1.446 modelos - outros 308 são de importadoras.

EXPORTAÇÕES - As montadoras brasileiras exportaram 166 mil veículos de janeiro a abril, 3,8% mais na comparação com igual período de 2012. Apesar desse crescimento, a Anfavea mantém a projeção de queda de 4,6% em 2013 ante o ano passado.

A associação traçou a meta de que o setor venda ao Exterior 1 milhão de unidades em 2017. No entanto, para isso, Moan busca negociar com o governo federal a implementação de programa de desoneração das exportações. "Temos de impostos embutidos na cadeia produtiva que não são compensáveis 8,8% do custo da produção", citou. Ele acrescentou que, por meio de mecanismos de compensação desses tributos, seria possível ganhar competitividade sem mexer no câmbio - o real valorizado frente ao dólar tira rentabilidade do produto brasileiro no mercado internacional.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;