Política Titulo
Covas tenta evitar polêmica com ACM
Do Diário do Grande ABC
12/07/1999 | 15:10
Compartilhar notícia


O governador de Sao Paulo, Mário Covas (PSDB/SP), reafirmou nesta segunda-feira ser contrário à série de incentivos que o governo federal deve conceder para a instalaçao da Ford na Bahia, mas evitou criticar o presidente do Congresso, senador Antônio Carlos Magalhaes (PFL-BA). Neste domingo, ao justificar a necessidade da concessao dos incentivos, ACM declarou que "toda a riqueza de Sao Paulo foi feita com divisas do Nordeste". O senador baiano tem pressionado o governo federal para conseguir a aprovaçao da medida provisória que permitirá a instalaçao da Ford na Bahia.

"Bem, nao tem o que comentar, nao tem lógica. Quem estudou um pouco de história econômica sabe como se passou o desenvolvimento regional" disse Covas, referindo-se às declaraçoes do presidente do Congresso Nacional. Segundo Covas, a polêmica sobre a instalaçao da fábrica da Ford na Bahia está tomando um rumo errado. "Ninguém é contra a ida da fábrica da Ford para a Bahia e, para Sao Paulo, como o maior estado produtor do país, interessa que os outros estados cresçam" disse Covas.

Na opiniao do governador, o "caso Ford" está tendo um tratamento preconceituoso e acaba passando a idéia de que os paulistas sao contra os nordestinos. "Eu sou contra é dar uma série de incentivos do governo federal, incentivos como IPI, PIS Cofins, Imposto de Renda e Imposto de Importaçao, que nao sao dados para outros estados" disse.

Covas relembrou que, inicialmente, o pacote de benefícios para a instalaçao da montadora da Ford no país, que valia para todos os estados, previa um empréstimo de R$ 650 milhoes do BNDES. No entanto, a emenda aprovada pelo Congresso no final de junho amplia esse benefício, acrescentando a renúncia fiscal por parte do governo federal dos impostos mencionados acima. Além disso, Covas cita que a isençao de ICMS, um dos pontos discutíveis da guerra fiscal, é proibida por lei e já estava incluída no pacote de benefícios. "Estivemos conversando com os representantes da Ford pouco antes da decisao de instalaçao na Bahia, mas nós nao fomos as últimas instâncias como concorrentes. Eu nao podia dar os incentivos que eles queriam de Sao Paulo, é contra a lei", disse Covas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;