Política Titulo
Roberto Jefferson deve depor na CPI do 'Mensalão' na próxima quarta
Da Agência Brasil
27/07/2005 | 18:44
Compartilhar notícia


O vice-presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do 'Mensalão', que apura denúncias de compra de votos no Congresso Nacional, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), disse nesta quarta-feira que o presidente licenciado do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), deve ser ouvido na próxima quarta-feira. Jefferson tornou público o suposto esquema de pagamento de mesadas na Câmara dos Deputados a parlamentares do PP e PL em troca de apoio ao governo federal.

Pimenta entende que Jefferson deve ser o primeiro a comparecer à CPI para confirmar as denúncias - já apresentadas ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara e à CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos Correios. "Estamos mantendo contatos com a CPMI dos Correios e com a Corregedoria da Câmara para obter documentos e cópias dos depoimentos colhidos pelos órgãos. A nossa primeira tomada de depoimento será do deputado Roberto Jefferson", afirmou Pimenta.

Para agilizar os trabalhos da comissão, o deputado Raul Jungmann (PPS-PE) começou a colher assinaturas para a autoconvocação da CPI do Mensalão. A Comissão foi criada há mais de 15 dias, mas só se reuniu uma vez para eleger a sua Mesa Diretora. Jungmann quer fazer com que a CPI se reúna o mais rápido possível para votar requerimentos de convocação de supostos envolvidos na compra de votos no Congresso Nacional.

"Começa mal essa CPI. Ela é a mais complicada porque vai cortar na carne do próprio Congresso. Transcorridos quinze dias do início da CPI, nada acontece", enfatizou. Jungmann espera que a CPI possa se reunir no máximo até segunda-feira para elaborar o cronograma de trabalhos e definir os primeiros depoimentos.

O deputado Raul Jungmann, no entanto, questiona o fato de a CPI ter marcado um depoimento sem colocar a proposta em votação. "Ninguém tem poderes para convocar quem quer que seja. Só quem decide isso é o plenário da Comissão reunido, e ainda não deliberamos sobre essa e outras questões", disse Jungmann.

O vice-presidente Paulo Pimenta afirmou que, na próxima segunda-feira, a CPI terá reunião interna para procedimentos administativos - o que inclui a votação do requerimento de convocação do deputado Roberto Jefferson.

Raul Jungmann defende que a CPI vote, em sua primeira reunião de trabalho, requerimento de sua autoria no qual questiona a ética do relator da Comissão, deputado Ibrahim Abi-Ackel (PP-MG). "É um constrangimento termos um relator envolvido com o principal financiador do mensalão. Há conflito de interesses", afirmou Jungmann. O deputado é acusado de ter recebido recursos do publicitário Marcos Valério durante campanha eleitoral de 1998, não declarados ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Abi-Ackel nega as denúncias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;