Política Titulo
Cristovam Buarque diz que governo Lula é assistencialista
Do Diário OnLine
Com Agências
30/03/2004 | 13:54
Compartilhar notícia


O senador Cristovam Buarque (PT-DF), ex-ministro da Educação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, criticou a administração federal petista. Durante o Fórum Internacional sobre Direitos Humanos e Direitos Sociais, no TST (Tribunal Superior do Trabalho), o ex-governador do Distrito Federal chamou os programas sociais de Lula de assistencialistas.

“Não marcamos prazo para acabar com o trabalho infantil no Brasil e, se não tem prazo, não é abolição, é assistência. O mesmo se pode dizer da prostituição infantil. Temos programas para cuidar das meninas prostituídas. Mas, apesar de toda a beleza da assistência, isso não é suficiente. O Brasil ainda não completou o ciclo da abolição da escravatura iniciado com a Lei Áurea em 1888. Os escravos libertos no século 19 são os pobres de hoje que não têm emprego, não têm o que comer e vivem em favelas, que nada mais são do que senzalas revisitadas”, declarou.

O ex-ministro continuou com suas críticas à administração Lula, dizendo que não falta verba para os programas sociais. “Um país que tem R$ 1,6 trilhão de renda nacional, que tem um terço desta renda nas mãos do Estado, mesmo que tenha que gastar quase 30% disso para pagar dívida, é um país que já tem o dinheiro necessário para impedir que crianças tenham que trabalhar ao invés de ir à escola”.

Buarque avaliou que o governo precisa de uma “revolução nas prioridades no uso dos recursos públicos”. Ele disse que o local certo para ela acontecer é na Comissão Mista de Orçamento do Congresso. “É ali que se decide onde gastaremos o dinheiro: se em obras de luxo ou em obras necessárias, se em incentivos a setores privilegiados ou em benefícios aos necessitados”, declarou, citado pelo site do TST.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;