Internacional Titulo
Bispo argentino filmado em situação íntima com jovem pede perdão
Da AFP
25/08/2005 | 12:22
Compartilhar notícia


O bispo da província argentina de Santiago del Estero, Juan Carlos Maccarone pediu perdão por ter desatado um escândalo, em um vídeo que aparece com um jovem em situação íntima.

Em uma carta enviada aos bispos do país nesta quinta-feira, Maccarone descreveu o episódio, que abalou a Igreja Católica local, como um acontecimento preparado por interesses e tecnologia que implicam em um projeto de extorsão.

O religioso, cuja renúncia foi aceita de imediato pelo papa Bento XVI, alude indiretamente ao chefe militar de Santiago del Estero (norte), Carlos Juárez, cinco vezes governador do distrito.

Na carta, o bispo sustenta que a Igreja em sua província é 'o reduto contra a prepotência e a injustiça, ressaltando que esta atitude tem um custo'.

Maccarone, um progressista moderado de grande prestígio, apoiou a intervenção federal ao há dois anos, quando estava encarregada da administração, Mercedes Aragonés, esposa de Juárez.

O vídeo, que chegou até o Vaticano, foi filmado, sem o seu conhecimento, pelo jovem de 23 anos, Alfredo Serrano, com quem manteve as relações.

O rapaz afirmou ter tomado a decisão de filmar o ato por vingança, pois o prelado lhe havia prometido um emprego. No entanto, a Igreja Católica atribuiu a filmagem caseira de 15 minutos a uma 'vingança política' contra Maccarone.

A cúpula do Episcopado argentino termina nesta quinta-feira, três dias de deliberações para tratar de uma agenda institucional. Grupos de direitos humanos e partidos de esquerda realizarão nesta sexta-feira uma marcha pela capital provincial em desagravo ao bispo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;