Economia Titulo
Ribeirao Pires quer atrair empreendedor
Alessandra Ber
Da Redaçao 
27/03/1999 | 19:14
Compartilhar notícia


Usando o GIS (Geoprocessamento de Informaçoes), o Soae (Serviço de Orientaçao e Apoio ao Empresário), de Ribeirao Pires, pretende aumentar em 25% o fornecimento de informaçoes aos empreendedores que pretendem instalar indústrias na cidade. Segundo o coordenador do serviço, Pedro Alexandre Souza Campos, o aumento do número de consultas pode significar o crescimento econômico do município. O GIS permite, por fotos digitalizadas, verificar a infra-estrutura (redes de água, luz, asfaltamento) instalada em determinada regiao, além de alteraçoes feitas em construçoes.  

Em 1998, foram feitas 500 consultas gerais ao Soae, das quais 54 resultaram na abertura de novas empresas na cidade e dez na ampliaçao de negócios já existentes. Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentado, Ronaldo Queródia, o objetivo é, principalmente, manter as que já existem na cidade, permitindo que se ampliem. Além disso, a Prefeitura quer avançar na instalaçao de um pólo turístico na cidade com o GIS. "Na verdade, a pretensao é dar início ao processo. Com um pouco de pretensao, queremos ousar no profissionalismo e atrair investimentos de forma mais séria e conseqüente. Nao queremos turismo predatório", disse Queródia.  

Segundo Campos, ainda nao foi feito o levantamento de áreas mais propensas a receber determinado tipo de comércio ou empresa. Ele ressalta que a densidade demográfica de Ribeirao é equilibrada. Mas, historicamente, e pelo fato de a cidade estar em área de manancial, as empresas acabaram formando corredores nas proximidades de Ouro Fino, Quarta Divisao, estrada do Sapopemba e avenida Santo André.  Campos destacou que, para alcançar o desenvolvimento dos empreendimentos na cidade, o Soae está acreditando bastante no fortalecimento de suas parcerias. Hoje, o serviço da Prefeitura tem como parceiros o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Secretaria de Relaçoes do Trabalho e associaçao comercial local. "Pretendemos ter apoio de imobiliárias. Poderemos indicar uma área à venda para um empresário, de acordo com as suas necessidades."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;