Economia Titulo
Inflaçao no Grande ABC sobe 0,59% na 1ª semana do mês
Sueli Carvalho
Da Redaçao
14/10/2000 | 16:38
Compartilhar notícia


A inflaçao no Grande ABC voltou a registrar alta de 0,59% na 1ª quadrissemana de outubro, índice 31% superior ao acumulado do mês de outubro, que foi de 0,45%, segundo o Indice de Preços ao Consumidor (IPC) do Instituto Municipal de Ensino Superior (Imes), de Sao Caetano. De acordo com o coordenador do IPC-Imes, Osmar Domingues, a alta foi puxada principalmente pelos alimentos in natura, que subiram 4,28%, pelos industrializados, cuja alta foi de 1,68%, e pelo grupo do vestuário, que registrou elevaçao de 1,52%. No grupo dos alimentos in natura, a responsabilidade maior ficou por conta dos legumes (11,68%) e do peixe fresco (9,25%).

No grupo do vestuário, os aumentos mais relevantes ocorreram nos calçados, que subiram 4,05%. Na opiniao de Domingues, essa pressao deve permanecer ao longo do mês de outubro e, muito provavelmente, também durante o começo de novembro. "Esse ciclo de alta, porém, está associado ao comportamento do consumidor. Se houver uma diminuiçao na demanda, os preços cairao mais rapidamente", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;