Internacional Titulo
Seul divulga relatório final sobre navio afundado
Da AFP
13/09/2010 | 09:36
Compartilhar notícia


A Coreia do Sul publicou nesta segunda-feira o relatório completo sobre o naufrágio de um navio de guerra que matou 46 pessoas, em um ato atribuído a Coreia do Norte.

A corveta Cheonan foi afundada em 26 de março, durante um dos incidentes mais graves desde o armistício da guerra da Coreia, em julho de 1953.

Um relatório internacional concluiu que o naufrágio foi provocado por um torpedo disparado por um submarino norte-coreano.

O regime comunista da Coreia do Norte nega qualquer responsabilidade no incidente.

Muitos sul-coreanos, no entanto, demonstram ceticismo com as conclusões da comissão internacional. Apenas três em cada 10 sul-coreanos acreditam na investigação, que contou com representantes dos Estados Unidos, Suécia, Austrália, Grã-Bretanha e Coreia do Sul, segundo uma pesquisa do Instituto para a Paz da Universidade de Seul.

O relatório sul-coreano inclui explicações técnicas e provas que sustentam a tese do disparo de um torpedo.

"O objetivo é informar aos coreanos e à comunidade internacional sobre a verdade, e apagar qualquer mal-entendido ou suspeita", afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;