Internacional Titulo
Damasco afirma que nao se mete em assuntos palestinos
Do Diário do Grande ABC
21/07/1999 | 17:34
Compartilhar notícia


Síria afirmou nesta quarta-feira que ``nao se envolve nos assuntos das organizaçoes palestinas' com sede em Damasco, depois de certas informaçoes sobre um suposto pedido sírio de que ponham fim à sua luta armada contra Israel.

``Síria nao está envolvida nos assuntos das organizaçoes palestinas e nao intervém em sua decisoes sobre os direitos do povo palestino', afirmou uma autoridade síria, citada pela agência oficial Sana, que nao deu seu nome.

``As organizaçoes com base na Síria continuam sua (tarefa) política e de informaçao a serviço da justa causa do povo palestino', acrescentou a mesma fonte.

O esclarecimento foi dado, segundo esta fonte, ``após informaçoes jornalísticas segundo as quais as autoridades sírias deram instruçoes às organizaçoes palestinas estabelecidas em Damasco para pôr fim à luta armada' contra Israel.

Dez organizaçoes palestinas que se opoem à Autoridade Palestina de Yasser Arafat se encontram radicadas em Damasco.

Entre elas as dos três principais componentes da OLP -as Frentes popular e democrática de libertaçao da Palestina (FPLP de Georges Habache e FDLP de Nayef Hawatmeh), assim como os movimentos integristas Jihad islâmico em Palestina e Hamas.

As outras sao: o FPLP-Comando-geral de Ahmed Jibril, o Fatah-Intifada do coronel Abu Mussa, a Frente de luta popular palestina de Khaled Abdel Majid, a Frente de Luta Palestina de Abu Nidal al-Achkar, a Saika de Issam Kadi e o Partido Comunista Palestino Revolucionário de Arabi Awad.

Segundo certas informaçoes da imprensa internacional, Síria multiplicou recentemente as pressoes para que essas organizaçoes renunciem à luta armada contra Israel, devido à forte probabilidade de um reinício das negociaçoes de paz sírio-israelenses congeladas desde fevereiro de 1996.

Dirigentes da FPLP e da FDLP, com base em Gaza, e um líder da FDLP em Damasco desmentiram essas informaçoes. ``A FDLP nao está a par' dessas notícias, disse um deles em Damasco.

Damasco reclama a restituiçao total das colinas de Gola ocupadas por Israel em 1967 para fazer a paz com o Estado hebreu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;