Internacional Titulo
Bush: congelamento do programa iraniano 'não é última etapa'
Da AFP
30/11/2004 | 23:48
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse nesta terça-feira que a decisão do Irã de congelar seu programa de enriquecimento de urânio "certamente não é a última etapa" para acabar com a preocupação americana de que Teerã tenta se munir de armas nucleares.

"Os iranianos suspenderam, mas não encerraram definitivamente seu programa de armas nucleares. Para nós, eles devem encerrar seu programa nuclear", assinalou Bush no primeiro dia de sua visita ao Canadá.

A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) aprovou na segunda-feira a suspensão das atividades de enriquecimento de urânio no Irã e decidiu não levar o assunto ao Conselho de Segurança da ONU.

A resolução da AIEA observou um compromisso negociado por Irã com Grã-Bretanha, França e Alemanha.

Bush não disse se ainda pretende discutir o tema no Conselho de Segurança ou se está insatisfeito com o acordo assinado entre Irã e AIEA.

"A decisão dos iranianos é uma etapa mas, certamente, não é a última etapa", insistiu durante entrevista à imprensa em Ottawa, junto ao primeiro-ministro canadense, Paul Martin.

"Por tudo o que fazem, é importante assegurar que o mundo terá condições de verificar as decisões que anunciam. Ainda há muito trabalho por fazer", advertiu Bush, que acusa Teerã de dissimular seus esforços para obter uma arma nuclear.

"Os iranianos demoraram para aceitar a suspensão do programa. (...) Penso em todas as horas de negociações que nossos amigos, os franceses, alemães e britânicos, dedicaram para levá-los a suspender o programa", acrescentou.

O Canadá, que exerce a presidência do Conselho de Governadores (órgão executivo) da AIEA até 2005, compartilha a posição dos Estados Unidos sobre o tema e Ottawa já informou que pressionará o organismo para que informe ao Conselho de Segurança qualquer violação do acordo com o Irã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;